8 de dez. de 2019

O Cristianismo e a Crise do Império Romano

O CRISTIANISMO E A CRISE DO IMPÉRIO ROMANO


Atualmente o cristianismo é a maior religião do mundo pois possui a maior quantidade de adeptos e está presente em todos os continentes mas nem sempre foi assim. Onde e como surgiu o cristianismo? como foi que essa religião conseguiu se expandir tanto?

O cristianismo surgiu em uma região chamada Palestina durante o governo de Otávio. A palestina era uma colonizada pelo Império Romano e a maioria das pessoas professavam o judaísmo como religião.
Os povos que viviam nessa região eram muito explorados pelo Império Romano e por causa disso, houveram várias revoltas sociais onde as pessoas buscavam se libertar do governo romano. Surgiu nessa região um grande líder que atraia pessoas através das suas pregações que não apenas falavam sobre a vida eterna, mas ensinava as pessoas a terem uma vida melhor, mais justa e cheia de esperança. Esse líder era Jesus Cristo.

Após Jesus ter sido condenado a morte pelas autoridades romanas, a perseguição aos cristãos aumentou ainda mais. Os cristãos eram vistos como uma ameaça ao governo romano pois eles adoravam somente a um Deus e não prestavam culto nem adoração aos deuses romanos, além disso, eles se negavam a prestar os sacrifícios exigidos aos imperadores.

Contudo, apesar das perseguições, o cristianismo se expandia por todo o império. Um dos colaboradores nessa expansão da fé cristã foi Paulo de Tarso, um missionário que viajava por várias regiões da Europa e da Ásia levando a fé dos cristãos a vários lugares.

No século IV, Constantino decretou o EDITO DE MILÃO que concedia liberdade de culto e religião a todas as pessoas do Império Romano, encerrando a perseguição aos cristãos. Mais tarde, Constantino se converteu ao cristianismo e impôs o cristianismo como religião oficial do Império.
Criando uma fusão entre ESTADO E IGREJA.


A CRISE DO IMPÉRIO ROMANO


No início do século II, o Império Romano tinha uma área de 7 milhões de quilômetros quadrados com uma população de cerca de 60 milhões de pessoas. Eles possuíam muitas riquezas, poder, os melhores guerreiros. Como poderia um Império tão grande e poderoso chegar ao fim?

- Para melhor administrar o Império, Teodósio dividiu o Imério Romano em duas partes: Império Romano do Ocidente, com sede em Milão e Império Romano do Oriente com sede em Bizâncio que mais tarde vai se chamar Constantinopla.

A divisão do Império acelerou a sua decadência. Enquanto a parte do Oriente crescia e se desenvolvia, a parte Ocidental inicia um processo de crise e desintegração pelos seguintes fatores:
  • Alto custo de vida e inflação: Enquanto a nobreza vivia no luxo e na ostentação, a população pobre, que era a maioria, não conseguia sobreviver com dignidade devido aos altíssimos impostos, alta nos preços dos alimentos, crise agrícola e aumento da escravidão por dívida, por não conseguirem se sustentar.
  • Diminuição do número de escravos, resultando também em uma queda na produção de riquezas.
  • Invasões Bárbáras. Os BÁRBAROS eram povos que não falavam o latim, viviam no norte da Europa e na Ásia e começaram a invadir o Império Romano em busca de riquezas e terras. Num dado momento essas invasões eram tão constantes e violentas que a população de camponeses começaram a deixar o campo por causa da insegurança.


Todos esses fatores resultaram numa diminuição da população e da produção de riquezas. A população das cidades migrou para as áreas rurais e viviam sob a proteção das famílias ricas que possuíam terras e viviam em áreas protegidas.


Enquanto o Império Romano do Ocidente se desintegrava diante de tantos fatores de crise, o Império Romano do Oriente crescia e se enriquecia. Era o IMPÉRIO BIZANTINO, cuja capital, em homenagem ao imperador Constantino passou a se chamar CONSTANTINOPLA. 

Alguns aspectos importantes desse império foram:
  • Relação profunda existente entre o Estado e a Igreja. O cristianismo era a religião imposta pelo Estado.
  • Separação da Igreja (CISMA): a Igreja se dividiu em Igreja Católica Romana com sede em Roma e Igreja Católica Ortodoxa, com sede em Constantinopla.
Outro grande império se formou no Oriente, na península Arábica foi: O IMPÉRIO ISLÂMICO.

As bases do império Islâmico estavam na Fé em um único deus, Alá e no livro sagrado Corão ou Alcorão. O grande líder e fundador da religião islâmica, Maomé, que expandiu o islamismo, unificou os povos da região e centralizou o poder político. A atividade econômica mais importante dessa região era o comércio.


2 comentários:

Compartilhe aqui as suas idéias