15 de mar. de 2023

Revisão - 8º ano- galera Elite




Território, Estado, Nação e País



Território

De maneira geral, o território é definido como o espaço geográfico apropriado e demarcado por relações tanto de poder, como de soberania. Em alguns casos, é fácil observarmos o que é um território. Por exemplo o Brasil, sabemos quais são os seus limites e fronteiras, portanto sabemos facilmente qual é o nosso território de soberania. Porém, quando falamos de movimentos separatistas, ou de grupos terroristas, o território não é tão claro assim, pois não possuímos a real certeza de qual a região onde ocupam. Portanto, podemos dizer que o território é onde um Estado, ou determinado grupo exerce a soberania, ou seja, a sua autonomia.

Estado

Já o Estado (com letra maiúscula), representa o conjunto de instituições públicas que são responsáveis pela administração de um território, que procura atender e resolver os interesses e desejos de sua população. Essas instituições podem ser as escolas, hospitais, o próprio governo e várias outras.


País

Um País é um conceito muito amplo, que abrange tudo o que se encontra em um determinado território administrado por um Estado. Sendo assim, enquanto o Estado relaciona população, território e governo, um País abrange características físicas, sociais, culturais, econômicas, ou seja, todas as características presentes no território. Seguindo o nosso exemplo, o Brasil é o nosso País, enquanto a República Federativa do Brasil é o nosso Estado.

Nação

Quando falamos em Nação, isso quer dizer que estamos falando de uma forte união de um mesmo povo, com um conjunto de ideias em comum, que podem ser culturais, religiosas ou até mesmo econômicas. Sendo assim, uma Nação pode abranger o mesmo grupo de um Estado, ou País, basta todos estes estarem ligados pelos mesmos ideais. No entanto, isso dificilmente acontece. De maneira geral, esta união como Nação acontece em pequenos grupos, tais como os movimentos separatistas, como os curdos e os bascos. Quanto maior o País, a tendência é que seja maior a diversidade de ideias e ideais.

Sendo assim, explicamos sobre estes quatro importantes conceitos que, embora apresentem uma boa ligação entre si, são diferentes. Desta forma, ao conhece-los devidamente, podemos utilizá-los de maneira correta.



Revolução Industrial (resumo)

 
 (Galera, não esquece de fazer um link entre a Revolução Inglesa e a Revolução Industrial, ok?)
A derrubada do Absolutismo na Inglaterra contribuiu para o fortalecimento da burguesia, o enriquecimento do Estado e assim, possibilitou as bases para a Revolução Industrial.

Revolução Industrial foi um processo de grandes transformações sociais e econômicas que começou na Inglaterra no século XVIII. 

 Essa revolução resultou em transformações que levaram à substituição das ferramentas pelas máquinas, da energia humana pela energia motriz e do modo de produção doméstico (ou artesanal) pelo sistema fabril.

Revolução Industrial
O motor a vapor foi essencial para aumentar a produção das máquinas e a velocidade dos transportes

Causas da Revolução Industrial

A expansão do comércio internacional dos séculos XVI e XVII trouxe um extraordinário aumento da riqueza para a burguesia. Isto permitiu a acumulação de capital capaz de financiar o progresso técnico e o alto custo da instalação nas indústrias.

A burguesia europeia, fortalecida e enriquecida, passou a investir na elaboração de projetos para aperfeiçoamento das técnicas de produção e na criação de máquinas para a indústria.

Logo verificou-se que se obtinha maior produtividade e se aumentavam os lucros quando se empregavam máquinas em grande escala.

Consequências da Revolução Industrial

O longo caminho de descobertas e invenções foi uma forma de distanciar os países entre si, no que diz respeito ao poder econômico e político.

Afinal, nem todos se industrializaram ao mesmo tempo, permanecendo na condição de fornecedores de matérias-primas e produtos agrícolas para os países industrializados.

Fases da Revolução Industrial

Foi na Inglaterra que o fenômeno da industrialização começou e por isso a Revolução Industrial Inglesa foi pioneira. Vários fatores explicam as razões desta primazia.

A Inglaterra, possuía capital, estabilidade política e equipamentos necessários para tomar a dianteira do avanço da Indústria.

Desde o fim da Idade Média, parte significativa da população se dirigia às cidades devido aos cercamentos (enclousers) do campo. Sem terra, os camponeses acabavam entrando nas fábricas que surgiam.

Também tinha colônias na África e na Ásia que garantiam fornecimento de matéria-prima com mão de obra barata.

Primeira Revolução Industrial

A Primeira Revolução Industrial ocorreu em meados do século XVIII e do século XIX. Sua principal característica foi o surgimento da mecanização que operou significativas transformações em quase todos os setores da vida humana.

Desta maneira, surgem as primeiras fábricas que abrigam num mesmo espaço muitos operários. Cada um deverá operar uma máquina específica para realizar sua tarefa.

Revolução Industrial
Mulheres e crianças eram usadas como mão de obra barata nas fábricas inglesas

Devido à baixa remuneração, condições de trabalho e de vida sub-humanas, os operários se organizam. Desta forma, associaram-se em organizações trabalhistas e sindicatos para reivindicar melhores jornadas menores e aumento de salários.

A mecanização se estendeu do setor têxtil para a metalurgia, transportes, agricultura, pecuária e todos os outros setores da economia, inclusive o cultural.

A Revolução Industrial estabeleceu a definitiva supremacia burguesa na ordem econômica. Ao mesmo tempo, acelerou o êxodo rural, o crescimento urbano e a formação da classe operária.  

Segunda Revolução Industrial

A partir do final do século XIX, o capitalismo se tornava cada vez menos competitivo e mais monopolista. Apenas poucas empresas ou países dominavam a produção e o comércio. Essa fase marcou a expansão da indústria por diversas regiões da Europa, pelo Japão e Estados Unidos.

Desde então, se estabeleciam as bases do progresso tecnológico e científico, visando a inovação e o constante aperfeiçoamento dos produtos e técnicas, para melhorar o desempenho industrial.

Terceira Revolução Industrial

O ponto culminante do desenvolvimento industrial, em termos de tecnologia, teve início em meados do século XX, por volta de 1950, com o desenvolvimento da eletrônica. Esta permitiu o desenvolvimento da informática e a automação das indústrias.

Deste modo, as indústrias foram dispensando a mão de obra humana e passaram a depender cada vez mais das máquinas para fabricar seus produtos. O trabalhador intervinha como supervisor ou em apenas algumas etapas da produção.

 

Resumo sobre a Revolução Industrial

Mapa mental sobre Revolução Industrial
 Créditos: https://www.todamateria.com.br/revolucao-industrial/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe aqui as suas idéias