10 de out. de 2019

A Pólis: o centro da vida grega





A Grécia Antiga é uma das civilizações mais curiosas e importantes. Ela nos deixou um montão de legados (heranças). As artes (arquitetura, escultura), os jogos olímpicos, a filosofia, a mitologia que ainda hoje inspiram livros e filmes e a tão debatida DEMOCRACIA.

Vamos relembrar os aspectos mais importantes dos povos gregos? Então vamos ao começo de tudo!
A Grécia antiga se formou em uma região localizada na Península Balcânica, banhada pelo mar Mediterrâneo.   A princípio pelos cretenses, que ocuparam a ilha de Creta, depois,  pelos dórios, jônios, eólios, arcádios e aqueus.

A origem da Grécia é contada nas obras atribuídas ao grande poeta grego, HOMERO. Suas principais obras são ILÍADA E ODISSÉIA.  Nessas obras, conta-se sobre a guerra de Tróia e sobre as aventuras de Ulisses ao retornar pra sua terra natal após a Guerra de Tróia.

Os povos gregos a princípio se organizavam  em OIKOS. Comunidades formadas por pessoas da mesma família, seus escravos e seus trabalhadores.  Essas comunidades foram crescendo, crescendo e surgiram as PÓLIS.

As PÓLIS eram cidades-estado, ou seja, cidades independentes. Cada polis possuía seu governo e sua forma de governar, seus deuses preferidos  e sua cultura.

A religião era um elo que os unia e identificava essas cidades. 
Os gregos eram politeístas e existia uma infinidade de deuses. Esses deuses representavam elementos da natureza e a história de cada deus contava sobre a criação da pólis, justificava aspectos da natureza, como a existência de terremotos, tempestades, a existência dos mares, etc.
Os mitos gregos relatam histórias sobre o relacionamento entre deuses e os homens.;





Dentre todas as polis gregas, duas se destacaram:

ESPARTA

Era governada por uma DIARQUIA (governo de  2 reis) que representavam a aristocracia (governo de poucos), representando a elite dona de terras.
Em Esparta, só eram considerados cidadãos as pessoas do sexo masculino que nasciam em Esparta. Eles eram chamados de cidadãos ESPARCIATAS.
Além dos Esparciatas, elite espartana, existiam também os PERIECOS. Eles eram comerc iantes, artesãos ou agricultores livres, mas não possuíam direitos políticos Existiam ainda os hilotas, servos dos espaciatas que além de trabalharem para seus donos podiam ocupar posições inferiores no exército.
Esparta tinha como prioridade a guerra. Era uma cidade militarizada que possuía o maior e mais poderoso exército da Grécia. Seus cidadãos eram educados desde criança para serem fortes guerreiros.

ATENAS

Atenas foi uma cidade grega muito importante porque era o centro da produção cultural grega. Politicamente essa cidade a princípio era governada por uma aristocracia que representava a elite. Eram os EUPÁTRIDAS. Eles governavam representando apenas os interesses dos mais abastados. A partir de várias revoltas sociais, foi instituído a TIRANIA. Os tiranos não eram maus, como os "tiranos"  de hoje. Eles ouviam as necessidades dos mais variados grupos sociais e levava até o governo para ser resolvido. Esse modelo de política fez surgir a DEMOCRACIA, forma de governo onde os cidadãos participavam diretamente das decisões por meio da presença física e dos debates realizados na assembleia.

Entretanto, só era considerado um cidadão ateniense homens, livres, nascidos em Atenas, filhos de pai e mãe atenienses e maiores de 18 anos.

A sociedade ateniense era formada por vários grupos sociais. Sendo eles:




Ao longo do tempo, as cidades gregas se envolveram em várias guerras. Sendo elas:
* GUERRAS MÉDICAS: Para defender o território grego das invasões dos Persas. Para isso. as cidades fundaram a LIGA DE DELOS. Cujo objetivo era se ajudarem.
* GUERRA DO PELOPONESO: Esparta e demais cidades vizinhas contra Atenas.

Essas guerras enfraqueceram as cidades gregas que não conseguiram se defender dos Macedônicos, sendo por eles conquistadas. Mas o interessante é que a cultura grega era tão esplendorosa que os macedônicos levou essa cultura a todas as regiões por eles dominada, formando a CULTURA HELENÍSTICA.





VÍDEO: As Grandes Civilizações: Grécia Antiga.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe aqui as suas idéias