9 de jun. de 2019

Mesopotâmia

 Região localizada entre dois rios, o rio Tigre e Eufrates, o nome Mesopotâmia significa "Terra entre rios". Esse teria sido um dos primeiros locais a desenvolver a agricultura, graças a fertilidade das áreas próximas aos rios, chamada de CRESCENTE FÉRTIL.



 A Mesopotâmia foi onde teriam se desenvolvido as mais antigas CIDADES-ESTADO. Essas cidades eram independentes. Possuíam seu próprio governo, suas leis, seu exército, seus deuses e sua identidade cultural.
Ao longo do tempo, inúmeros povos habitaram em diferentes tempos essa região. Atraídos pela fertilidade da terra e pelos importantes cursos d'água do Tigre e do Eufrates, através da guerra povos dominavam outros povos e até que por outros fossem dominados, estendiam seus domínios sobre essas terras, formando grandes impérios.

PRINCIPAIS POVOS QUE HABITARAM A MESOPOTÂMIA:

- Sumérios: Foram um dos primeiros povos a se desenvolveram no crescente fértil, por volta de 5.000 a.C e também os que por lá permaneceram por mais tempo.
 Algumas das importantes cidades construídas pelos sumérios foram Ur, Uruk e Nipur. As cidades sumérias eram consideradas cidades-estado, ou seja, possuíam organização independente uma das outras.

Os sumérios foram extremamente importantes para o desenvolvimento humano, pois, ali, desenvolveram técnicas para importantes construções que permitiam ao homem manter um controle sobre a natureza. Esse povo desenvolveu barragens para impedir o avanço das águas dos rios no período de cheias, além de reservatórios e canais de irrigação.
Além disso, atribui-se aos sumérios o desenvolvimento da primeira forma de escrita da humanidade: a escrita cuneiforme. Criada para manter controle sobre a contabilidade dos palácios reais, essa escrita era feita em blocos de argila com um instrumento pontiagudo chamado cunha.



-Acádios: O domínio dos sumérios na Mesopotâmia encerrou-se com a chegada dos acádios que conquistaram as cidades da região e fundaram o Império Acádio. Eles tiveram como principal rei Sargão I, ou Sargão da Acádia. No entanto, o império dos acádios foi muito breve e logo foi substituído pelos amoritas como povo predominante na Mesopotâmia.

- Amoritas:  também conhecidos como babilônios, instalaram-se na região por volta de 2000 a.C., ocuparam a cidade da Babilônia e transformaram-na em um grande centro urbano e comercial da Mesopotâmia. Os historiadores afirmam que importantes rotas comerciais passavam pela cidade e que comerciantes chegavam de diferentes partes do mundo antigo.

O estabelecimento amorita na Babilônia levou à formação do Primeiro Império Babilônico. Os amoritas sofreram forte influência dos sumérios e tiveram como rei mais importante Hamurábi, responsável pelo desenvolvimento de um código agrupando antigas leis mesopotâmicas que ficou conhecido Código de Hamurábi.


Esse código baseava-se em um princípio conhecido como Lei de Talião, o qual tem como lema “olho por olho, dente por dente”, ou seja, aquele que cometesse um delito tinha como pena uma punição proporcional ao dano que havia causado.  

O reino dos amoritas enfraqueceu-se depois da morte de Hamurábi e foi sucedido, tempos depois, pelos assírios.

 -Assírios formaram uma sociedade extremamente militarizada a partir do final do segundo milênio a.C. e iniciaram um processo de expansão e conquista na Mesopotâmia por volta de 1200 a.C. Eles conquistaram toda a Mesopotâmia, além da Palestina, do Egito e parte da Pérsia.

Os assírios ficaram célebres por terem sido guerreiros temíveis que se utilizavam de técnicas violentas em combate e por tratarem seus prisioneiros com extrema brutalidade. Os povos conquistados, além de serem governados de maneira tirânica, eram obrigados a pagar pesados tributos. A violência dos assírios foi levantada pelos historiadores como o motivo que deu início a inúmeras revoltas que enfraqueceram o poder dos assírios por volta do século VII a.C.



- Caldeus Por fim, o enfraquecimento dos assírios permitiu aos caldeus conquistar a Mesopotâmia e fundar o Segundo Império Babilônico em 612 a.C. O império formado por esse povo foi breve e teve com o principal rei Nabucodonosor, responsável por reconquistar a Palestina e toda a Mesopotâmia. Atribui-se a esse rei a construção dos Jardins Suspensos da Babilônia, considerado uma das maravilhas do mundo antigo.
O império dos caldeus foi o último desenvolvido por um povo mesopotâmico. Seu domínio foi enfraquecido após a morte de Nabucodonosor e, por isso, eles foram conquistados pelos Persas.

                           PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DA MESOPOTÂMIA:

RELIGIÃO:

A religião tinha um importância de destaque na vida desses povos. Eles construiam grandiosos e imponentes templos em homenagem aos seus deuses e ali eram oferecidos sacrifícios, oferendas, realizadas festas e esses templos também funcionavam como centros comerciais, onde os mercadores levavam seus produtos para serem vendidos na porta dos templos.

O responsável pelos serviços religiosos eram os SACERDOTES. Eles eram separados para esse serviço e possuíam grande influência naquelas sociedades.

Os agricultores, pastores e demais grupos sociais constantemente levavam seus produtos para os templos para serem oferecidos aos sacerdotes, como pagamento de impostos e também para serem ofertados aos deuses.

Na mesopotâmia os templos tinham formatos de enormes pirâmides com imensos degraus. Elas eram chamadas de ZIGURATES.

Os povos que habitaram a Mesopotâmia eram POLITEÍSTAS, ou seja, adoravam a vários deuses. Esses deuses muitas vezes eram representados em formato de homens e de animais ANTROPOZOOMORFISMO.


POLÍTICA:
 Quem exercia o poder político eram os reis. Eles tinham muito poder. Formando um Estado DESPÓTICO, ou seja, muitas vezes usando da força e violência para governarem. Eles governavam, aplicavam as leis e eram donos de todas as terras, Por isso, eles cobravam dos agricultores o direito de trabalharem naquelas terras.
Além disso, eles também exerciam um poder TEOCRÁTICO. Eram tidos como representantes dos deuses na Terra e tinham poderes divinos.
Os governantes governavam com o auxílio de funcionários escolhidos por ele. Era o corpo BUROCRÁTICO do Estado.



Por isso, essas sociedades já eram bastante desiguais. As pessoas eram distinguidas por suas posses e pelas funções que elas exerciam.



ESCRAVIDÃO:

No mundo antigo a escravidão era algo muito comum. Quase todas as pessoas que pertenciam ás classes mais abastadas possuíam seus escravos.

Existiam 3 maneiras da pessoa se tornar escrava.
- Através das guerras: Quando um povo perdia a guerra. Ele era levado cativo pelos inimigos que o venceram.
- Através das dívidas: Era comum alguém se dar como escravo daquele a quem ele devia e não conseguia quitar suas dívidas.
- Por necessidade: Quando um pai de família não conseguia se sustentar e também a sua família, entrega um de seus filhos, ou até a si mesmo como escravo.

VÍDEO AULA:



As Grandes Civilizações-   Mesopotâmia Parte 1 e 2.

Um comentário:

Compartilhe aqui as suas idéias