10 de out. de 2019

Colonização da América e da África


COLONIZAÇÃO E DOMINAÇÃO NA AMÉRICA



Quando os Europeus chegaram a América, a Europa vivia um período de grande crescimento econômico e desenvolvimento cultural. Através da expansão do comércio e da necessidade de encontrar novas rotas, os europeus chegaram a América e a África.

Nesse tema iremos abordar Como eram esses continentes antes da chegada dos europeus, como se organizavam os povos que lá viviam e como os europeus transformaram a vida desses povos e p lugar onde eles viviam.


Antes da chegada dos europeus, a América era formada por uma grande diversidade de povos. Eles tinham diferentes formas de organização, diferentes culturas e diferentes troncos linguísticos.

Os europeus os enxergava como se fossem todos iguais. Bárbaros, pagãos e impuseram sobre eles a sua cultura,  através da sua concepção eurocêntrica de mundo.

COMO FOI O PRIMEIRO CONTATO ENTRE NATIVOS E EUROPEUS?

O primeiro contato entre os europeus e os nativos foi marcado por uma relação amistosa, marcada pela troca de objetos que é chamada de ESCAMBO.
Os europeus trocavam objetos sem valor em madeira. Os nativos era quem cortavam a madeira e armazenavam nas "feitorias", espécies de armazéns. Essa madeira era levada para a Europa e transformada em móveis, navios e demais utilidades.


SOBRE OS PRIMEIROS ANOS DE COLONIZAÇÃO DO BRASIL:

Após a surpresa e amistosidade dos primeiros encontros, a relação entre os portugueses e os nativos foi marcada por uma relação conflituosa, onde os portugueses impuseram sua dominação aos nativos, explorando-os através do trabalho forçado, da escravidão, da ACULTURAÇÃO e do GENOCÍDIO.

A ACULTURAÇÃO era a dominação através de sua cultura. Os nativos eram considerados como bábaros, atrasados e pagãos. impuseram a eles a religião católica, ensinaram-lhe a língua portuguesa e  os obrigaram a adotar novos estilos de vida, inclusive o trabalho.

O GENOCÍDIO, foi o resultado desastroso dessa relação entre colonos e nativos. A morte de milhares de indígenas, por doenças adquiridas dos colonizadores, de extermínio, por causa da violência usada contra eles, ou mesmo de suicídios em massa, uma maneira deles se verem livres dos colonizadores.


OS  JESUÍTAS:

Os jesuítas eram missionários católicos que vieram para a América, como parte de um plano da igreja para aumentar o número de seus fiéis.
No entanto, eles foram muito importantes para mediar a relação entre os portugueses colonizadores e os nativos.

Os jesuítas fundaram os aldeamentos e as missões. Eram locais onde os nativos eram atraídos pelos padres para serem catequizados e aculturados.

A catequese foi um instrumento usado para "amansar" os nativos, ensinado o português, a religião e novos hábitos culturais, semelhantes aos dos europeus.


Os aldeamentos funcionavam também como "armazéns" de índios. Os colonizadores podiam alugá-los temporariamente para trabalhos forçados, podendo devolvê-los depois.

COLONIZAÇÃO E DOMINAÇÃO NA ÁFRICA



Antes da chegada dos europeus a África, esse continente era povoado de uma enorme variedade de povos que possuíam uma grande diversidade de culturas. Isso se refere tanto a variedade de línguas, manifestações culturais, quanto a maneira como eles se organizavam e desenvolviam sua economia.


O norte da África desde a expansão do Império Islâmico foi marcada pelas atividades intensas de comércio entre diversos reinos que viviam na região e os povos árabes. eles comercializavam especiarias, metais preciosos, madeira e até mesmo escravos.

A ESCRAVIDÃO NA ÁFRICA

A escravidão na África era semelhante a escravidão existente no mundo antigo. As pessoas se tornavam escravas por dívidas, guerras ou por causa da sua condição econômica. Era comum o comércio de escravos de um reino para outro, inclusive esse era um lucrativo mercado onde os povos árabes buscavam esse tipo de mercadoria.

No entanto, a escravidão não era algo imutável. Era uma condição de vida que poderia mudar, pois o dono daquele escravo poderia libertá-lo ou o escravo poderia quitar sua dívida com seu amo e voltar a ser livre. Outro aspecto relevante é o fato de o escravo não ser tratado como um objeto, mas como uma relação de serviço.


COMO OS PORTUGUESES CHEGARAM A COSTA OESTE DA ÁFRICA?

Os portugueses foram uns dos primeiros povos a colonizarem a costa oste da África. Eles chegaram por lá através da necessidade de buscar uma nova rota para comercializarem com as índias. Vocês se lembram que os italianos e árabes estavam monopolizando o mar Mediterrâneo?


A partir das grandes navegações, ao longo do século XVI, os portugueses estabeleceram inúmeras feitorias no litoral oeste da África. Desenvolveram um comércio lucrativo de especiarias, metais precisos e escravos.

Com a colonização portuguesa, mais tarde inglesa, francesa e também holandesa, os europeus inauguraram uma das atividades econômicas mais lucrativas e promissoras que era o TRÁFICO NEGREIRO.

Africanos aprisionados por grupos rivais eram trocados por coisas sem valor com os europeus e transportados em navios para abastecer a necessidade de mão de obra na América e até mesmo na Europa.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe aqui as suas idéias