11 de mar. de 2019

REVISÃO DE CONTEÚDO- 7º ANO

O que é Idade Média?

É o período após o enfraquecimento e desestruturação do Império Romano. A Europa vai viver uma nova forma de organização baseada no feudalismo. Esse período vai do século V ao século XV.
Esse período é dividido em Alta Idade Média: fase de construção e organização da sociedade e Baixa Idade Média: fase de ressurgimento do comércio, crescimento das cidades e desenvolvimento de um novo grupo social: a Burguesia.

Atenção Galera! Durante a nossa revisão nós vamos nos ater mais ás características da Alta Idade Média.

O que é Feudalismo?


Feudalismo é o modelo de organização da sociedade, da política e da economia européia durante a Idade Média.

Como era organizado o FEUDO?


Como era a organização econômica durante a Idade Média?


A economia baseava-se na TERRA (FEUDO). Quem tinha TERRA tinha riqueza, poder e posição social. Isso significa que a agricultura e a pecuária eram as atividades mais importantes desse período. 

A princípio, não existiam moedas. A economia funcionava com base na troca IN NATURA, ou seja, produto por produto. Com o tempo, alguns feudos desenvolveram cada um o seu próprio sistema monetário.

Como era a organização social durante a Idade Média?


A sociedade era estamental (dividida em classes ou estamentos). Os principais grupos sociais que formavam essa sociedade eram:


Nessa sociedade não havia mobilidade social, ou seja, possibilidade de ascensão social.

 Ainda não entendeu?


Nessa sociedade cada grupo social era determinado pela condição de nascimento. Por exemplo, se o Yuri fosse um nobre, ele podia perder todo o seu dinheiro e as suas terras, mas continuaria ostentando o título de nobreza mas, se o Matheus fosse um servo, poderia "morrer de trabalhar" que ainda assim seria um servo pra vida inteira.

Nessa sociedade cada grupo social tinha a sua função específica. Veja:

O clero cuidava da vida religiosa. Realizava missas, ficava recluso nos mosteiros para realizar serviços religiosos, era responsável por traduzir livros etc.
Não se esqueça que o clero era dividido em Alto Clero: Bispos, Arcebispos, Papas- eram cargos ocupados apenas pela nobreza.
e o Baixo Clero: padres, monges... eram cargos de menor prestígio, mas ainda assim, importantes, pois esses se aproximavam do povo, cuidavam da vida religiosa e tinham acesso ao saber.

A nobreza guerreava, participava de expedições militares, possuía armas, cavalos, cuidava da proteção de outros nobres. Esse grupo era quem era dono das terras, possuía muitos trabalhadores.


Os trabalhadores realizavam todo o trabalho que sustentava todos os demais grupos. Eles eram compostos por servos e vilões.

Os servos eram trabalhadores das grandes terras comandadas pelos 'senhores' e viviam nas redondezas da propriedade. Estavam vinculados à terra pelo trabalho e não tinham direito de salário ou benefícios; trabalhavam para morar no local e recebiam os suprimentos necessários para se alimentarem e sobreviverem.
Diferente dos escravos, os servos não podiam ser vendidos pelos senhores feudais. Eram responsáveis pela mão-de-obra da propriedade, cuidando da parte agricultora. Algumas mulheres cuidavam do serviço doméstico do proprietário e, ao mesmo tempo, da plantação local.

Nas camadas pobres, havia também os vilões. Os vilões eram homens livres que viviam nas vilas e também deviam algumas obrigações aos senhores, como por exemplo, as banalidades, mas não estavam presos à terra, podendo sair dela quando o desejassem.


Relações Sociais Estabelecidas na Idade Média 


Suserania - Vassalagem:



No mundo feudal, as terras representavam um importante instrumento para a obtenção de poder e construção de relações sociais. Geralmente, um integrante da nobreza poderia ter acesso a uma propriedade por meio do direito de herança. Entretanto, para que a extensão das propriedades não fosse desarticulada, muitos senhores feudais destinavam a posse de suas terras para seu filho mais velho.

Outra opção de acesso a terra também poderia ser estabelecida por meio de um juramento de fidelidade. Nesse caso, dois nobres se reuniam para firmar um acordo em que um deles oferecia (SUSERANO) e o outro recebia (VASSALO) a propriedade de um feudo. Do ponto de vista social, esse entendimento criava um tipo de acordo que selava as chamadas relações de suserania e vassalagem.



O vassalo devia serviço militar ao seu suserano, sendo desta forma obrigado a disponibilizar suas tropas sempre que houvesse necessidade. Por outro lado, o suserano deveria garantir a proteção de seu vassalo e ceder uma parcela de sua propriedade para o mesmo.

Servidão:

servidão é a relação de sujeição de membros de um grupo social (trabalhadores sem terra) aos de outro (nobreza - donos de terras), envolvendo determinadas obrigações. 


Como era a organização cultural na Idade Média?


É impossível falar de cultura na Idade Média sem falar da Igreja Católica. A religiosidade permeava todos os aspectos da vida, moral, cultura e identidade dos indivíduos medievais. Tudo era explicado pelos dogmas da Igreja católica, "tudo ocorria conforme a vontade de Deus".

A partir dos séculos IV e V, o Império Romano do ocidente começou a se desestruturar. Crise econômica, dificuldades em manter as fronteiras e a invasão de povos inimigos, sobretudo de origem germânica, eram alguns dos problemas enfrentados pelos romanos.
Esse cenário contribuiu para uma transformação radical na vida cultural dos povos europeus. Com o tempo, os costumes romanos e germânicos se misturaram, dando origem ao mundo feudal. Nele, os mosteiros e as abadias tornaram-se um dos principais centros de produção cultural.

Na Idade Média, assim como na Antiguidade, eram poucas as pessoas que sabiam ler e escrever. A maior parte da leitura era feita em voz alta para um grupo de ouvintes, como nas missas. Por isso, os textos eram todos preparados para serem lidos em público, com imagens fortes e teatralizadas.
As pessoas mais instruídas pertenciam a Igreja, que controlava grande parte das atividades artísticas, literárias e intelectuais da época. O controle da leitura e da escrita era uma de a Igreja manter seu poder e de impedir que as pessoas pensassem diferentemente de seus dogmas.
As catedrais também foram importantes centros de produção e preservação cultural.









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe aqui as suas idéias