SOCIEDADE PRIMITIVA E CIVILIZAÇÕES ANTIGAS
Boa tarde, Primeiro ano! Estou na área!!! Aos poucos vou montando a revisão de vcs e vou atualizando, ok?! Qualquer dúvida, podem postar. Estarei aqui até as 16:30.
Abraços!
Moçada do 1º ano, sobre as comunidades primitivas, vamos falar rapidamente dos estágios de evolução, mas coisa rápida.
A pré-história está divida em 3 períodos.
- PALEOLÍTICO/ IDADE DA PEDRA LASCADA: Caracteriza o período de nomadismo e de total dependência do homem em relação à natureza.
- NEOLÍTICO/IDADE DA PEDRA POLIDA: Marca a fase de domínio do homem sobre a natureza, com a descoberta do fogo, desenvolvimento da agricultura, domesticação de animais e sedentarização. Essas transformações tão importantes dão a esse período o nome de REVOLUÇÃO NEOLÍTICA.
- IDADE DOS METAIS: Período de desenvolvimento de instrumentos mais elaborados, através do domínio da metalurgia. A descoberta do ferro, do cobre e do aço, que possibilitou ao domínio do homem sobre outro homem, guerras de conquistas e surgimento do ESTADO, domínio da escrita. É nesse período que surgem algumas grandes civilizações que iremos rever aqui.
Sistema de Produção Asiático: O Modo de Produção Asiático foi um sistema econômico que vigorou, principalmente, nas primeiras sociedades estatais: Mesopotâmia, Pérsia e Egito Antigo. Em outras palavras, foi a forma que estes povos antigos produziam mercadorias, estabeleciam relações de trabalho, faziam comercio e distribuíam as riquezas geradas na sociedade. Neste modo de produção, como veremos nas características abaixo, o Estado assumia total controle sobre a economia da região que controlava.
Principais características:
- O Estado era o proprietário de todas as terras.
- Pela utilização das terras do Estado, os trabalhadores deveriam pagar taxas e impostos. Os trabalhadores, principalmente camponeses, eram presos à terra, não podendo abandoná-la.
- Os produtos e bens gerados eram geralmente utilizados para pagar estas obrigações, após os trabalhadores tirarem o suficiente para o sustento da família.
- Quando eram convocados, todos os trabalhadores livres eram obrigados a trabalhar para o Estado (trabalho compulsório). Este tipo de trabalho (servidão coletiva) era muito utilizado pelos governantes para a construção de obras públicas de grande porte.
- A agricultura e a pecuária foram a base econômica deste modo de produção.
- O trabalho escravo foi muito utilizado, principalmente, no Egito Antigo.
EGITO ANTIGO CARACTERÍSTICAS IMPORTANTES:
- Estado Teocrático
- Sociedade Estratificada
- Religião politeísta
- Importância do Nilo para a prática da agricultura. Ele era cultuado como um deus.
- Escrita hieroglífica
- Importância da religião para o desenvolvimento da cultura, arquitetura, etc.
MESOPOTÂMIA
Região localizada entre os rios Tigre e Eufrates.Era politeísta, a sociedade divida em classes de acordo com as funções. As atividades econômicas mais importantes eram a agricultura, produção de cerâmica, o artesanato, o comércio. Por se localizar em um território de fácil acesso, foi invadida por vários povos. Desenvolveram nessa região várias civilizações. Vamos relembrar os itens mais importantes de cada uma.
Suméria:
- Escrita cuneiforme
- Cidades-estados (unificação ocorreu através dos acádios)
Amoritas:
Tem como grande feito, o desenvolvimento primeiro do código de leis escritas, o código de Hamurabi. Através da lei de Talião, era estabelecido uma pena semelhante ao ato de delito, conhecido como "olho por olho, dente, por dente."
Assíria
Povos que eram muito temidos nas guerras pela violência que eles impetravam.
Caldeus
Tem a famosa marca da construção dos jardins suspensos da babilônia.
Civilização Cretense
Localizada no mar Egeu, tinha no comércio marítimo sua principal atividade econômica. Enquanto o Egito e a Mesopotâmia organizaram poderosos impérios teocráticos, Creta se destacou pelo domínio de um governo do mar, tassalocracia. Eram politeístas mas se descaram pela religião de caráter matriarcal, onde adoravam principalmente uma Deusa Mãe.
Civilização Fenícia
Tinha no comércio marítimo a sua principal atividade econômica, conquistando várias regiões através do domínio de um exército marítimo e de um governo tassalocrático (governo estabelecido nos mares). Desenvolveram o alfabeto, uma forma de se comunicarem com outros povos para estabelecerem o comércio. Foram considerados os maiores navegadores do Oriente Antigo, conquistando regiões na Africa, na Ásia...fundando várias colônias.
Civilização Hebreia
Localizados na Palestina, fundaram os reinos de Israel e Judá, construiram o templo de Jerusalém (considerado super sagrado ainda hj) e legaram para o ocidente a religião monoteísta e a Bíblia.
Civilização Persas
Localizados no Irã, eram guerreiros e conquistadores, dominando vários povos do Oriente Antigo e fundaram o maior império de sua época, cujas fronteiras se estendiam do Mediterrâneo ao oceano Indico. Seu grande legado foi a religião dualista, Zoroastrismo, que se baseava na luta entre o bem e o mal. Eram tolerantes com os povos aos quais eles conquistavam, permitindo a liberdade de cultural desses povos.
ANTIGO EGITO
ANTIGO EGITO
MESOPOTÂMIA
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Compartilhe aqui as suas idéias