PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL
Contextualizando:
Antes da Guerra, a Europa vivia momentos de muita euforia e prosperidade conhecido como "Belle Epóque", proporcionado pelas inovações tecnológicas da SEGUNDA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL. Esse momento "áureo" se caracteriza por inúmeras descobertas científicas e pela criação de novas tecnologias como por exemplo: o automóvel, o telefone, a eletricidade, a fotografia, o cinema, a anestesia, dentre tantas outras invenções.
Esse momento é marcado pela fase de expansão da indústria (2ª rev. industrial), onde vários outros países da Europa, os Estados Unidos e o Japão também irão se industrializar.
A expansão da indústria tem como característica importante o IMPERIALISMO, ou seja a colonização de regiões na Ásia e na África por parte das potências europeias que precisavam de matérias-primas para suprir as suas indústrias, mercado consumidor para seus produtos e precisavam garantir o seu poder de potência através da dominação territorial e a da ampliação de suas terras.
O imperialismo produz inúmeras insatisfações entre os países por causa da divisão das colônias. Alguns países levaram mais vantagem (Inglaterra, França) do que outros (Alemanha, Itália) na hora dessa partilha de territórios . Isso contribuiu para gerar um clima de "picuinha' entre eles.
Ao mesmo tempo em a população europeia vivia a frenética onda de modernidade provocada pelo desenvolvimento industrial, nos bastidores, várias situações provocam a animosidade dos países.
- Disputas Territoriais produzidas pelo IMPERIALISMO: A partilha da África e da Ásia pelas potências europeias favorecia principalmente a Inglaterra, França, Bélgica. A Alemanha e a Itália receberam poucas colônias por razões de estarem envolvidas com questões de organização interna de seus Estados Nacionais.
- NACIONALISMOS EXALTADOS: Por toda a Europa pipocava questões mal resolvidas recentes como a tomada de terras da França pela Alemanha (Alsácia-Lorena)(Revanchismo Francês), a rivalidade econômica entre a Alemanha que desenvolvia suas indústrias a todo vapor e a Inglaterra, que se sentia ameaçada pois era até então a grande potência indústria. Estourava também questões nacionalistas antigas como os conflitos na região balcânica disputada tanto pela Rússia(Pan Eslavismo), quanto pela Áustria.
Diante das questões expostas, você pode observar que a Europa ainda não havia iniciado a Guerra, mas o contexto da Época e as atitudes das potências europeias, levavam a Europa cegamente a passos largos para um conflito maior.
- Os países europeus iniciam então a chamada "PAZ ARMADA": Mesmo sem estarem em guerra, investem em uma CORRIDA ARMAMENTISTA, aumentando os seus arsenais bélicos, investindo em armas, aumentando suas frotas e o número de homens de seus exércitos.
POLÍTICA DAS ALIANÇAS
As potências europeias, mesmo antes da guerra declarada, inciam a política da "boa vizinhança", formando alianças de acordo com os seus interesses.
- Tríplice Aliança: Alemanha, Império Austro-Húngaro, Itália (Que depois que a guerra inicia muda de lado).
- Tríplice Entente: França, Império Russo e Inglaterra.
Início da Guerra
A Guerra inicia de fato através de um motivo muito fútil, considerado o "ESTOPIM", pois na verdade, as potências europeias já possuem muitos outros motivos anteriores para a Guerra. Esse estopim foi o assassinato do arqueduque do Império Áustro-Húngaro Francisco Ferdinando por um terrorista sérvio. Nesse momento, o Império Austro-Húngaro declara guerra á Sérvia e as demais potências entram na jogada, segundo a política de alianças.
Reorganização das Alianças:
Percebam que após o início da Guerra, as alianças se reconfiguram. A Itália muda de lado, entra ao lado da Aliança o Império Otomano, entra do lado da Entente o Japão (na Ásia) e no final da Guerra, os os Estados Unidos.
.
DESFECHOS DA GUERRA:
A Primeira Guerra se caracteriza pelo uso das Trincheiras como tática de guerra. As trincheiras eram valas cavadas pelo exército para se esconderem e atacarem os exércitos inimigos. No entanto, as trincheiras marcam um momento em que a guerra pouco avançou.
A Guerra é marcada também pelo uso de armas químicas, porta-aviões e submarinos para a realização de ataques. Essa fase marca uma etapa mais avançada da Guerra, onde a Alemanha até então dominante na Guerra demonstra muitas baixas.
ENTRADA DOS ESTADOS UNIDOS: Fato importantíssimo que ocorre já no final da Guerra em 1918, após navios norte-americanos carregados de mercadorias serem atacados pelos alemães, os EUA entram do lado Entente. Até então os EUA estiveram de fora, nos bastidores, apenas abastecendo os países europeus de produtos diversos, dentre eles, alimentos e é claro, se enriquecendo ás custas da Guerra.
FIM DA GUERRA
O fim da Guerra se deu com a derrota da tríplice Aliança e a assinatura de tratados por parte desses países, decretando sua saída da Guerra, bem como inúmeras penalidades. De todos os tratados do fim da Guerra, o mais importante foi o TRATADO DE VERSALHES, assinado pela Alemanha e que se resumia em um conjunto de imposições vexatórias á Alemanha.
- Devolução dos territórios conquistados antes e durante a guerra, dentre eles, a Alsácia-Lorena.
- Pagamento de uma pesada indenização aos países vencedores da guerra.
- Imposições para a redução de sua força bélica.
- A Alemanha saiu arrasada da guerra e com seu "orgulho ferido". O que mais tarde, nos trará novos capítulos de uma revanche.
- Os Estados Unidos se tornam a nova grande potência econômica, suplantando a até então poderosa Inglaterra.
- A Europa estava destroçada pela guerra em todos os sentidos: perdas humanas, destruição de suas cidades, crise e dependência econômica.
- Novas configurações geopolíticas ocorreram com o fim do Império Otomano, no lugar surge a Turquia. Desmembramento do Império da Austria-Hungria, agora, Áustria e Hungria. Fim do Império Russo que além de perder terras, se transforma agora na República Russa. Além de vários outros países que surgem na Europa Oriental: Iuguslávia, Tchecoslováquia, Polônia, Lituânia, Letônia, Estônia e Finlândia.
Vídeo aula- Primeira Guerra Mundial
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Compartilhe aqui as suas idéias