16 de abr. de 2015

Atividades para revisão

Bom dia, galera! Segue algumas questões para vocês revisarem o conteúdo estudado. Atenção: podem responder por aqui mesmo que será avaliado. Não se esqueça de deixar seu nome e turma. 

Bjs, 

Jack


1) Analisando os conflitos que explodiram na Europa oriental após a década de 90, faça uma análise geral desses conflitos, levando em conta a geopolítica do momento.

2) Leia as manchetes abaixo: 

Crise na Crimeia pode reacender Conflitos adormecidos na Europa

Em possível efeito dominó, decisão por anexação à Rússia pode instigar outras regiões de maioria russa a buscar separação de seus países.

http://g1.globo.com/  18/03/2014


Crimeia faz referendo pra ver se fica ao lado da Ucrânia ou da Rússia  

Protestos se intensificam desde fevereiro e deixaram dois mortos na sexta.

Região de maioria russa na Ucrânia deve aprovar união com país vizinho.

http://g1.globo.com/  16/03/2014


a) Hoje vivemos em um contexto de globalização, muitos anos se passaram desde o fim da ex-URSS. O que justifica a permanência de conflitos, como o acima citado?

b) Procure algumas fontes atuais e descreva a atual situação da Geórgia em relação á Rússia.


3) Sobre os conflitos ocorridos após a desintegração da Iuguslávia, qual é a alternativa que NÃO corresponde a aspectos de conflitos ocorridos no território da ex-Iugoslávia, ou características atuais da região.

a) Kosovo- maioria albaneses e minoria Kosovares- não reconhecimento de sua independência pela Sérvia.
b) Guerra da Bósnia; conflito entre sérvios; croatas e bósnios, teve como grande característica da guerra, a limpeza étnica, implementada contra os croatas e o uso de campos de concentração.
c)  Região que apresenta grande pluralidade étnica (eslovenos, montenegrinos, croatas, sérvios e macedônicos); dois alfabetos (cirílico e latino); três línguas (esloveno, macedônico e sérvo-croata); quatro religiões (católicos, protestantes, ortodoxos e muçulmanos); e seis repúblicas federadas.
d) Em março de 2014, um referendo realizado na Crimeia resultou em mais de 95% dos eleitores votando pela separação da Ucrânia e consequente anexação à Rússia.
e)Tem como característica ser uma das regiões mais pobres da Europa, devido a existência de intensos conflitos e atraso econômico, por causa dos anos de socialismo.

4)  (Ufg) Leia o trecho do artigo de Demétrio Magnoli.
As etnias hutus e tutsis foram inventadas pelo poder colonial europeu, que encontrou uma sociedade organizada em torno de um rei de caráter sagrado, cuja autoridade se baseava numa aristocracia de proprietários de rebanhos (os tutsis) que subordinava a massa de camponeses (os hutus). Toda sociedade ligava-se por laços de dependência pessoal, que asseguravam certa coesão. Tudo começou com o censo, que registrou as duas “etnias”. Em 1926, o governo colonial emitiu documentos de identidade com rótulos “tutsi” e “hutu”. Manuais vulgares repetem, até hoje, narrativas históricas que opõem as etnias, usando, para tanto, razões científicas.
MAGNOLI, D. O país das cotas e do genocídio. Folha de S. Paulo, 19 ago. 2005. Ilustrada. [Adaptado].
O autor discute a relação entre os dois grupos envolvidos no conflito ocorrido em 1994, em Ruanda. Sobre a emergência desse conflito contemporâneo, pode-se afirmar que
a) o desacordo era anterior ao colonialismo, pois historicamente tutsis e hutus disputavam a posse da terra.
b) a distinção entre tutsis e hutus reforçou a oposição ao domínio colonial europeu.
c) o discurso histórico desqualificou a sacralidade da figura real, induzindo os grupos à rivalidade.
d) a exploração dos proprietários de rebanhos sobre os camponeses definia as relações étnicas.
e) as identificações étnicas, patrocinadas por ação governamental, fermentaram o conflito e o massacre.


5)

Grupo de ativistas pela paz entre Israel e Palestina organiza encontro de surfe na Barra da Lagoa 


Surfe supera as diferenças, defendem Kamal, Rafael, Déborah e Samuel 
   
Surfistas vão promover uma corrente humana às 9h desta segunda-feira para simbolizar [...] 
http://ndonline.com.br- 16 de abril de 2015

 Sobre a questão àrabe-israelense, produza um texto breve, abordando as questões que envolvem:
- Israel
-Palestina
-Faixa de Gaza


Bons estudos!


12 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nome: Brenda Stéfanne Rodrigues Santos nº 03
      Turma: 3º ano- Felicidade
      1) Vários grupos lutaram pela independência e para implantar Estados Islâmicos, usando até táticas terroristas. Os maiores problemas ocorreram na Chechênia e Daguestão. Grande diversidade étnica, teve influências religiosa: cristâ ortodoxa e islâmica. Os conflitos estão ligados a nacionalismos ( motivos políticos) e ás diferenças religiosas.
      Hoje, a região continua sob o domínio da Rússia que não abre mão do território por sua importância econômica: petróleo.
      2) a-Isso se dá pela divergência étnica-cultural e religiosa dos países envolvidos, e também pelos interesses econômicos.
      b- No atual conflito Geórgia—Rússia, o discurso tem sido bem diferente das ações. Os dois lados falam em cessar fogo e em soluções diplomáticas, mas, na prática, não acontece nada disso. Aliás, o conflito tem impressionado pela violência. Tanto as tropas georgianas quanto as russas têm assassinado civis e incendiado vilas, entre outras atrocidades. Além da violência, a batalha também assusta por trazer para a atualidade resquícios da “guerra fria”, uma espécie de atrito silencioso entre Estados Unidos e União Soviética após a Segunda Guerra Mundial.
      3) E
      4) E
      5) Em 1967. Israel ataca a Síria, o Egito e a Jordânia, e passa a controlar a Cisjordânia, território palestino que estava sob controle da Jordânia, incluindo Jerusalém Quintal, a Faixa de Gaza, então sob o controle do Egito, a penisula do Sinai e as colinas de Golã, da Síria. Desde então Israel passou a (influenciar) implementar colinas judaicas na Cisjordânia, na qual hoje vivem 2,5 milhões de palestinos.

      Excluir
  2. Nome: Joice Pereira de Almeida n° 20 3° ano Felicidade
    1) Na decada de 90 na Europa Ocidental, ocorreu vários conflitos, entre eles:
    • A desintegração da Iugoslávia, devido principalmente a divergência cultural, étnica e religiosa deste país;
    • Guerra na Bósnia , que foi um conflito marcado pela limpeza étnica dos não sérvios. Em 1995, o Tratado de Dayton selou o fim da guerra na Bósnia;
    • Conflito no Cáucaso , gerado pela convivencia de cerca de 50 etnias,com histórias e culturas próprios. Além disso é uma região rica em petróleo e vales férteis.
    2) a- Isso se dá pela divergência étnica-cultural e religiosa dos países envolvidos, e também pelos interesses econômicos.
    b- No dia 14 de maio de 2013, o Primeiro-Ministro georgiano, Bidzina Ivanishvili, anunciou na reunião da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa, em Bruxelas, que seu país pretende retomar as relações com a Rússia. Em 2008, a Rússia interviu militarmente no país quando a Geórgia tentou retomar o controle sobre o território da Ossétia do Sul, que havia declarado independência da mesma.
    3) E
    4) E
    5) O conflito Árabe-Israelense é um longo conflito na região do Oriente Médio, que ocorre desde o final do século XIX, com a reivindicação de direitos sobre a área da Palestina por parte de judeus e árabes. Este conflito resultou no início de, ao menos, cinco grandes guerras, um número significativo de conflitos armados e duas Intifadas (levantamentos populares).

    ResponderExcluir
  3. 2 a- um permanente clima de hostilidade e desconfiança marcaria as relações entre norte-americanos e britânicos, de um lado, e soviéticos, de outro; parecia não haver um único ponto de concordância entre eles. Só uma situação muito excepcional poderia proporcionar algum tipo de aproximação entre adversários tão ferrenhos.
    2 b- A relação entre a Rússia e a Geórgia são as relações internacionais estabelecidas entre esses dois países da Europa e Ásia. As fronteiras que delimitam os países estão na região do Cáucaso. Após a independência da Ossétia do Sul e da Abecásia (ambas regiões separatistas pertencentes a Geórgia que estão situadas na fronteira com a Rússia), com seu posterior reconhecimento pela Rússia, as relações entre russos e georgianos deterioraram-se. Várias guerras ocorreram entre esses dois países, principalmente devido ao envolvimento russo no conflito georgiano-osseta e no conflito georgiano-abecásio.
    3 e- Tem como característica ser uma das regiões mais pobres da Europa, devido a existência de intensos conflitos e atraso econômico, por causa dos anos de socialismo.
    4 e- As identificações étnicas, patrocinadas por ação governamental, fermentaram o conflito e o massacre
    5- A formação de um estado judaico no oriente médio provocou a reação contrária dos países árabes. Ainda em 1948, Egito, Jordânia, Líbano e Síria invadiram Israel, dando inicio à primeira guerra Árabe-Israelense. Em 1949, foi estabelecido um armistício, que retirou totalmente dos países palestinos as decisões sobre os seus tradicionais territórios, inclusive dos que tinham sido delimitados pela ONU, em 1947. O acordo de paz estabeleceu que o estado árabe da palestina seria dividido entre Israel, Transjordânia, que incorporava a Cisjordânia e Egito, que ocuparia a faixa de gaza. Após o armistício, os conflitos não cessaram. Diversas questões opuseram árabes e israelenses.

    LUCAS XAVIER DE SOUZA. 3º esperança

    ResponderExcluir
  4. 2b-a relação entre a rússia e a géorgia são as relaçóes internacionais estabelecidas entre esses dois países da europa e ásia
    3e- tem como caracteristicas ser uma das regiões mais pobres da europa,devido a existência de intensos conflitos e atrso ecônomicos ,por causa dos anos de socialismo
    4e-as identificações étnicas, patrocinadas por açõa governamental,fermentaram o conflito e o massacre.
    5-o acordo de paz estabeleceu que o estado árabe da palestina seria dividido entre Israel,transjorânia ,que incorporava a cisjordânia e egito,que ocuparia a faixa de gaza .
    DANIELA 3 ano Esperança

    ResponderExcluir
  5. Aluna: Jessika Marcelina Ribeiro Leite
    nº22
    Turma: 3°ano Esperança
    1) Os conflitos ocorridos na década de 90, na Europa Ocidental foram:
    *Separação da Iugoslávia: foi dividida em duas nações, por motivos étnicos e religiosos.
    *Guerra na Bósnia: foi o resultado de uma complexa combinação de fatores, envolvendo questões políticas e religiosas. As proporções de um conflito que envolvia as consequências do fim da Guerra Fria, misturadas com fervores nacionalistas, resultaram no envolvimento de mais países, caso de Croácia e Sérvia e Montenegro. Estabeleceu-se uma discussão em torno da razão de ser do conflito, se seria uma guerra civil ou uma guerra de agressão.
    *Conflito no Cáucaso: gerado pela convivência de cerca de 50 etnias, com histórias e culturas próprias. Além disso é uma região rica em petróleo e vales férteis.
    2) a) Os conflitos ainda resistem devido as diferenças étnicas, as religiões e as riquezas (interesses econômicos).
    b) Rússia e Geórgia. Três anos depois da guerra
    A situação no Cáucaso permanece em estado de impasse mesmo com mais de três anos após o cessar-fogo. Em 8 de agosto de 2008, tropas da Geórgia entraram em conflito com soldados russos em Tskhinvali, capital da Ossétia do Sul, começando uma guerra que durou só cinco dias. Hoje, porém, as tensões no Cáucaso estão mais fortes do que nunca – a “culpa” é da Rússia, que entrou na OMC (Organização Mundial de Comércio) e reconheceu a independência da Abecásia e da Ossétia do Sul. A revolta foi motivada pelo desejo das duas repúblicas de obter os mesmos resultados de Kosovo, que se tornou independente da Sérvia no dia 17 de fevereiro de 2008, atingindo seu reconhecimento em mais de 70 países. Mas esse não foi o caso. Após declarar independência, as duas repúblicas foram atacadas pelas tropas georgianas, forçando o Kremlin a interferir no conflito e defender os habitantes locais, muitos dos quais detentores de cidadania russa.
    3) e) Tem como característica ser uma das regiões mais pobres da Europa, devido a existência de intensos conflitos e atraso econômico, por causa dos anos de socialismo.
    4) e) as identificações étnicas, patrocinadas por ação governamental, fermentaram o conflito e o massacre.
    5) O conflito árabe-israelense é um longo conflito no Oriente Médio. Ocorre desde o fim do século XIX, tendo se tornado um assunto de importância em nível internacional a partir do colapso do Império Otomano em 1917. Marcos importantes para o desenrolar deste conflito foram a autodeterminação do Estado de Israel e, posteriormente, o relacionamento deste último estado com seus vizinhos árabes, com ênfase para o povo palestino, que devido a não reconhecer o Estado de Israel, acabou não tendo seu próprio Estado estabelecido. O conflito teve como resultado o começo de pelo menos cinco guerras de dimensões maiores e um número apreciável de conflitos armados de menores dimensões.

    ResponderExcluir
  6. Nome: Ránielle Alves Gonçalves Nº: 35
    Turma: 3º ano / Felicidade

    1. Europa Oriental
    RÚSSIA / CHECHÊNIA / CÁUCASO
    Rússia: Vários grupos lutaram pela independência e para implantar Estados Islâmicos, usando até táticas terroristas. Os maiores problemas ocorreram na Chechênia e Daguestão.
    Entre 1994 e 1996, ocorreu violenta guerra entre os rebeldes chechenos a Rússia, arrasando várias cidades da república. Conseguiu-se uma autonomia parcial, mas em 1999, o governo russo volta a intervir na região
    Cáucaso: Grane diversidade étnica, teve influências religiosa: cristâ ortodoxa e islâmica. Os conflitos estão ligados a nacionalismos ( motivos políticos) e ás diferenças religiosas.
    Hoje, a região continua sob o domínio da Rússia que não abre mão do território por sua importância econômica: petróleo.
    2. a). Vai muito pelo lado etnico de cada país, o que gera assim os conflitos podendo ser eles efeitos da etnia ou do lado politico mesmo.
    b). A relação entre a Rússia e a Geórgia são as relações internacionais estabelecidas entre esses dois países da Europa e Ásia. As fronteiras que delimitam os países estão na região do Cáucaso. Após um período sem qualquer forma de diálogo entre os dois países, a Rússia propôs adotar relações internacionais com a Geórgia em 2 de março de 2012 . No entanto, os georgianos recusaram-se a restaurar as relações com Moscou, já que os russos reconhecem a Abecásia e a Ossétia do Sul como independentes.
    Além disso, os russos possuem bases militares que estão localizadas nas regiões separatistas georgianas, na Ossétia do Sul e na Abecásia.
    No dia 14 de maio de 2013, o Primeiro-Ministro georgiano, Bidzina Ivanishvili, anunciou na reunião da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa, em Bruxelas, que seu país pretende retomar as relações com a Rússia. Em 2008, a Rússia interviu militarmente no país quando a Geórgia tentou retomar o controle sobre o território da Ossétia do Sul, que havia declarado independência da mesma.
    3. E
    4. E
    5. Em 1993, foi estabelecido uma negociação entre o primeiro-ministro israelense Yitzhak Rabin e o líder palestino, Yasser Arafat, chamadoAcordo de Oslo, que previa a constituição do Estado Palestino em algumas áreas e por outro lado, o reconhecimento do Estado de Israel pelos palestinos.
    Em 2002, foi construído um muro na Cisjordânia, separando as populações judaica e árabe. O muro segregou os palestinos, limitou a circulação de pessoas e mercadorias pela região e permitiu a Israel cristalizar o controle sobre áreas que deveriam ser entregues aos palestinos pelos Acordos de Oslo.
    Em 2005, Israel abandona a Faixa de gaza, devido ás tensões constantes com os palestinos, no entanto, hoje a Faixa de Gaza fica isolada por Israel que controla as fronteiras terrestres (exceto com o Egito), o espaço aéreo e o litoral.

    ResponderExcluir
  7. Nome: Tainara Cordeiro GomesTurma: 3º ano / Felicidade
    1. Europa Oriental
    RÚSSIA / CHECHÊNIA / CÁUCASO
    Rússia: Vários grupos lutaram pela independência e para implantar Estados Islâmicos, usando até táticas terroristas. Os maiores problemas ocorreram na Chechênia e Daguestão.
    Entre 1994 e 1996, ocorreu violenta guerra entre os rebeldes chechenos a Rússia, arrasando várias cidades da república. Conseguiu-se uma autonomia parcial, mas em 1999, o governo russo volta a intervir na região
    Cáucaso: Grane diversidade étnica, teve influências religiosa: cristâ ortodoxa e islâmica. Os conflitos estão ligados a nacionalismos ( motivos políticos) e ás diferenças religiosas.
    Hoje, a região continua sob o domínio da Rússia que não abre mão do território por sua importância econômica: petróleo.
    2. a). Vai muito pelo lado etnico de cada país, o que gera assim os conflitos podendo ser eles efeitos da etnia ou do lado politico mesmo.
    b). A relação entre a Rússia e a Geórgia são as relações internacionais estabelecidas entre esses dois países da Europa e Ásia. As fronteiras que delimitam os países estão na região do Cáucaso. Após um período sem qualquer forma de diálogo entre os dois países, a Rússia propôs adotar relações internacionais com a Geórgia em 2 de março de 2012 . No entanto, os georgianos recusaram-se a restaurar as relações com Moscou, já que os russos reconhecem a Abecásia e a Ossétia do Sul como independentes.
    Além disso, os russos possuem bases militares que estão localizadas nas regiões separatistas georgianas, na Ossétia do Sul e na Abecásia.
    No dia 14 de maio de 2013, o Primeiro-Ministro georgiano, Bidzina Ivanishvili, anunciou na reunião da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa, em Bruxelas, que seu país pretende retomar as relações com a Rússia. Em 2008, a Rússia interviu militarmente no país quando a Geórgia tentou retomar o controle sobre o território da Ossétia do Sul, que havia declarado independência da mesma.
    3. E
    4. E
    5. Em 1993, foi estabelecido uma negociação entre o primeiro-ministro israelense Yitzhak Rabin e o líder palestino, Yasser Arafat, chamadoAcordo de Oslo, que previa a constituição do Estado Palestino em algumas áreas e por outro lado, o reconhecimento do Estado de Israel pelos palestinos.
    Em 2002, foi construído um muro na Cisjordânia, separando as populações judaica e árabe. O muro segregou os palestinos, limitou a circulação de pessoas e mercadorias pela região e permitiu a Israel cristalizar o controle sobre áreas que deveriam ser entregues aos palestinos pelos Acordos de Oslo.
    Em 2005, Israel abandona a Faixa de gaza, devido ás tensões constantes com os palestinos, no entanto, hoje a Faixa de Gaza fica isolada por Israel que controla as fronteiras terrestres (exceto com o Egito), o espaço aéreo e o litoral.

    ResponderExcluir
  8. Gisele Xavier Ribeiro Costa n° 18
    3º Ano Esperança
    1- Analise geral dos conflitos
    Cáucaso: Na Ásia, o fundamentalismo islâmico vem influenciando muitos conflitos religiosos e étnicos. Em 1999, no Cáucaso, russos atacaram a Chechênia sob a alegação de destruir bases guerrilheiras dos separatistas muçulmanos do Daguestão, acusados de atentados a bombas em Moscou.
    O País Basco :Os bascos sempre defenderam sua independência, resistindo à incorporação pela Espanha e França. Surgiu então a ETA que, na década de 60, passou à luta armada. Com a redemocratização espanhola, foi concedida autonomia política e cultural às províncias bascas, mas, embora a maioria da população deseje uma solução pacífica, a facção extremista da ETA intensificou o terrorismo. Em 1998, a ETA declarou um cessar-fogo aceito pelo governo central, devido ao seu isolamento e às pressões do impacto do avanço da via político-diplomática na Irlanda.
    Iugoslávia: A Iugoslávia era integrada por várias etnias distintas. Os grupos majoritários eram sérvios, croatas, macedônios, eslovenos e montenegrinos. Quanto à religião, aproximadamente 41% pertenciam à Igreja ortodoxa, 32% eram católicos e 12% muçulmanos. Passaram a existir cinco Estados bem diferenciados: Eslovênia, Croácia, Bósnia-Herzegovina, Macedônia e Sérvia-Montenegro. A estas se acrescentam os territórios autônomos de Kosovo (albaneses) e Vojvodina (húngaros).
    Kosovo : Deportações e "limpezas étnicas" envolvendo tensões entre sérvios – cristãos ortodoxos de origem eslava – e muçulmanos – bósnios (eslavos) e kosovares (origem albanesa) – são antigos nos Bálcãs. Fracassadas as negociações de paz em 1999, a OTAN realizou bombardeios e ocupou Kosovo. Uma missão de paz da ONU vem organizando a administração, repatriando refugiados, desarmando o ELK e protegendo a minoria sérvia.
    Palestina: Negociações entre israelenses e palestinos abriram caminho para o regresso dos refugiados palestinos, o exercício do direito de autodeterminação e a criação de um Estado independente.
    África: A região conhecida como África Negra – território ao sul do Saara – está associada a massacres entre etnias, guerrilhas, tribalismo, governos opressores, atraso, miséria, epidemias e endemias. Com o fim da Guerra Fria, devido ao abandono internacional, conflitos étnico-tribais explodiram, reforçados pela marginalização social e estagnação econômica dos países recém-emancipados.
    2- a) Conflitos como esse ainda permanecem atualmente pelo fato de ainda existir divergência étnica-cultural e religiosa nos países e também pelos interesses econômicos, conflitos entre governos por posse de terras, etc.
    b)No atual conflito Geórgia—Rússia, o discurso tem sido bem diferente das ações. Os dois lados falam em cessar fogo e em soluções diplomáticas, mas, na prática, não acontece nada disso. Aliás, o conflito tem impressionado pela violência. Tanto as tropas georgianas quanto as russas têm assassinado civis e incendiado vilas, entre outras atrocidades.
    3- Letra E
    4- Letra E
    5-Habitada há mais de três mil anos, a Faixa de Gaza era ponto de passagem para antigas civilizações e um entreposto estratégico no Mediterrâneo. Foi dominada pelo Império Otomano até a Primeira Guerra Mundial. Tanto os israelense quanto os palestinos acreditavam que Gaza pertence a eles, por isso os conflitos são históricos e nunca cessam. Principalmente pela questão geográfica, os israelenses acreditam que a Faixa de Gaza é dominada por invasores que fugiram de outras terras e lá se acomodaram. Logo, Israel quer tomar de volta o que um dia foi seu. Há, ainda,a questão religiosa. A faixa de Gaza faz parte do território conhecido como Terra Prometida. Ambos os povos acreditam que a região é sagrada e não deve ser povoada por povos que não possuem a mesma crença que eles.

    ResponderExcluir
  9. Aluno: Jehemeson júnior
    Turma: 3° felicidade
    n° 17

    01) Os conflitos ocorridos na década de 90, na Europa Ocidental foram:
    *Separação da Iugoslávia: foi dividida em duas nações, por motivos étnicos e religiosos.
    *Guerra na Bósnia: foi o resultado de uma complexa combinação de fatores, envolvendo questões políticas e religiosas. As proporções de um conflito que envolvia as consequências do fim da Guerra Fria, misturadas com fervores nacionalistas, resultaram no envolvimento de mais países, caso de Croácia e Sérvia e Montenegro. Estabeleceu-se uma discussão em torno da razão de ser do conflito, se seria uma guerra civil ou uma guerra de agressão.
    *Conflito no Cáucaso: gerado pela convivência de cerca de 50 etnias, com histórias e culturas próprias. Além disso é uma região rica em petróleo e vales férteis.
    02) A- Isso se dá pela divergência étnica-cultural e religiosa dos países envolvidos, e também pelos interesses econômicos.
    B- No dia 14 de maio de 2013, o Primeiro-Ministro georgiano, Bidzina Ivanishvili, anunciou na reunião da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa, em Bruxelas, que seu país pretende retomar as relações com a Rússia. Em 2008, a Rússia interviu militarmente no país quando a Geórgia tentou retomar o controle sobre o território da Ossétia do Sul, que havia declarado independência da mesma.
    03) E- tem como caracteristicas ser uma das regiões mais pobres da europa,devido a existência de intensos conflitos e atrso ecônomicos ,por causa dos anos de socialismo
    04)E- as identificações étnicas, patrocinadas por açõa governamental,fermentaram o conflito e o massacre.
    05)
    A formação de um estado judaico no oriente médio provocou a reação contrária dos países árabes. Ainda em 1948, Egito, Jordânia, Líbano e Síria invadiram Israel, dando inicio à primeira guerra Árabe-Israelense. Em 1949, foi estabelecido um armistício, que retirou totalmente dos países palestinos as decisões sobre os seus tradicionais territórios, inclusive dos que tinham sido delimitados pela ONU, em 1947. O acordo de paz estabeleceu que o estado árabe da palestina seria dividido entre Israel, Transjordânia, que incorporava a Cisjordânia e Egito, que ocuparia a faixa de gaza. Após o armistício, os conflitos não cessaram. Diversas questões opuseram árabes e israelenses.

    ResponderExcluir
  10. Nome: Jaqueline Maria de Oliveira Ribeiro. Número: 16
    3 ano Felicidade
    1- Ocorreu varios conflitos, dentre eles estão:
    •desintegraçao da Iugoslávia: ocorreu principalmente por questões étnicas e religiosas e culturais.
    •guerra na Bósnia: após ter sua independência reconhecida por diversos países, croatas, muçulmanos e sérvios passaram a disputar fatias do território bósnio. O conflito na Bósnia foi marcado pela limpeza étnica dos não sérvios.
    •conflito no Cáucaso: gerada pela convivência de cerca de 50 etnias, com histórias e culturas próprias. A importância da região também está relacionada ao controle doa vales férteis, de oleodutos e gasodutos.
    2-a) Acontece por motivos étnicos e religiosos e interesses econômicos e políticos.
    b) A relação entre a Rússia e a Geórgia são asrelações internacionais estabelecidas entre esses dois países da Europa e Ásia. Asfronteiras que delimitam os países estão na região do Cáucaso. Após a independência daOssétia do Sul e da Abecásia (ambas regiões separatistas pertencentes a Geórgia que estão situadas na fronteira com a Rússia), com seu posterior reconhecimento pela Rússia, as relações entre russos e georgianos deterioraram-se. Várias guerras ocorreram entre esses dois países, principalmente devido ao envolvimento russo no conflito georgiano-osseta e no conflito georgiano-abecásio.Após a eleição de Mikhail Saakashvili, comopresidente da Geórgia, o país tomou uma posição pró-estadunidense, e em várias ocasiões a Rússia e a Geórgia confrontaram-se militarmente. Principalmente com ataques contra a Ossétia do Sul, uma região pró-Rússia [1] .Após um período sem qualquer forma de diálogo entre os dois países, a Rússia propôs adotar relações internacionais com a Geórgia em 2 de março de 2012[2] . No entanto, os georgianos recusaram-se a restaurar as relações com Moscou, já que os russos reconhecem a Abecásia e a Ossétia do Sul como independentes[3] .Além disso, os russos possuem bases militares que estão localizadas nas regiões separatistas georgianas, na Ossétia do Sul e na Abecásia.
    3-e
    4-e
    5) O conflito árabe-israelense é um longo conflito no Oriente Médio. Ocorre desde o fim do século XIX, tendo se tornado um assunto de importância em nível internacional a partir do colapso do Império Otomano em 1917. Marcos importantes para o desenrolar deste conflito foram a autodeterminação do Estado de Israel e, posteriormente, o relacionamento deste último estado com seus vizinhos árabes, com ênfase para o povo palestino, que devido a não reconhecer o Estado de Israel, acabou não tendo seu próprio Estado estabelecido. O conflito teve como resultado o começo de pelo menos cinco guerras de dimensões maiores e um número apreciável de conflitos armados de menores dimensões.

    ResponderExcluir
  11. Karla Jhenny Alves da Silva nº 27
    3º ano Esperança
    1- Cáucaso: Na Ásia, o fundamentalismo islâmico vem influenciando muitos conflitos religiosos e étnicos. Em 1999, no Cáucaso, russos atacaram a Chechênia sob a alegação de destruir bases guerrilheiras dos separatistas muçulmanos do Daguestão, acusados de atentados a bombas em Moscou.
    O País Basco :Os bascos sempre defenderam sua independência, resistindo à incorporação pela Espanha e França. Surgiu então a ETA que, na década de 60, passou à luta armada. Com a redemocratização espanhola, foi concedida autonomia política e cultural às províncias bascas, mas, embora a maioria da população deseje uma solução pacífica, a facção extremista da ETA intensificou o terrorismo. Em 1998, a ETA declarou um cessar-fogo aceito pelo governo central, devido ao seu isolamento e às pressões do impacto do avanço da via político-diplomática na Irlanda.
    Iugoslávia: A Iugoslávia era integrada por várias etnias distintas. Os grupos majoritários eram sérvios, croatas, macedônios, eslovenos e montenegrinos. Quanto à religião, aproximadamente 41% pertenciam à Igreja ortodoxa, 32% eram católicos e 12% muçulmanos. Passaram a existir cinco Estados bem diferenciados: Eslovênia, Croácia, Bósnia-Herzegovina, Macedônia e Sérvia-Montenegro. A estas se acrescentam os territórios autônomos de Kosovo (albaneses) e Vojvodina (húngaros).
    Kosovo : Deportações e "limpezas étnicas" envolvendo tensões entre sérvios – cristãos ortodoxos de origem eslava – e muçulmanos – bósnios (eslavos) e kosovares (origem albanesa) – são antigos nos Bálcãs. Fracassadas as negociações de paz em 1999, a OTAN realizou bombardeios e ocupou Kosovo. Uma missão de paz da ONU vem organizando a administração, repatriando refugiados, desarmando o ELK e protegendo a minoria sérvia.
    Palestina: Negociações entre israelenses e palestinos abriram caminho para o regresso dos refugiados palestinos, o exercício do direito de autodeterminação e a criação de um Estado independente.
    África: A região conhecida como África Negra – território ao sul do Saara – está associada a massacres entre etnias, guerrilhas, tribalismo, governos opressores, atraso, miséria, epidemias e endemias. Com o fim da Guerra Fria, devido ao abandono internacional, conflitos étnico-tribais explodiram, reforçados pela marginalização social e estagnação econômica dos países recém-emancipados.
    2- a) Conflitos como esse ainda permanecem atualmente pelo fato de ainda existir divergência étnica-cultural e religiosa nos países e também pelos interesses econômicos, conflitos entre governos por posse de terras, etc.
    b)No atual conflito Geórgia—Rússia, o discurso tem sido bem diferente das ações. Os dois lados falam em cessar fogo e em soluções diplomáticas, mas, na prática, não acontece nada disso. Aliás, o conflito tem impressionado pela violência. Tanto as tropas georgianas quanto as russas têm assassinado civis e incendiado vilas, entre outras atrocidades.
    3- Letra E
    4- Letra E
    5-Habitada há mais de três mil anos, a Faixa de Gaza era ponto de passagem para antigas civilizações e um entreposto estratégico no Mediterrâneo. Foi dominada pelo Império Otomano até a Primeira Guerra Mundial. Tanto os israelense quanto os palestinos acreditavam que Gaza pertence a eles, por isso os conflitos são históricos e nunca cessam. Principalmente pela questão geográfica, os israelenses acreditam que a Faixa de Gaza é dominada por invasores que fugiram de outras terras e lá se acomodaram. Logo, Israel quer tomar de volta o que um dia foi seu. Há, ainda,a questão religiosa. A faixa de Gaza faz parte do território conhecido como Terra Prometida. Ambos os povos acreditam que a região é sagrada e não deve ser povoada por povos que não possuem a mesma crença que eles.

    ResponderExcluir

Compartilhe aqui as suas idéias