8 de out. de 2018

Reforma Protestante

REFORMAS RELIGIOSAS

Falaaaa povo barulhento do 7° ano!
Segue um texto resumo para lembrá-los dos itens mais importantes. Bons Estudos! (Jack)



A Reforma Protestante foi um movimento religioso, com grande impacto no mundo político dos reis que nesse momento consolidavam seu poder e no mundo econômico de uma burguesia rica mas descontente com as doutrinas católicas.

Como estava a Europa antes da reforma???
A Europa vivia a centralização política dos reis absolutistas. Economicamente, as cidades cresciam cada vez mais, fazendo emergir uma burguesia rica, mas descontente em relação aos obstáculos que atrapalhavam seus negócios. O renascimento cultural e científico dava ao homem uma nova visão de mundo e isso era refletido em suas obras de arte cada vez mais elaboradas, contestadoras, humanistas. e a Igreja, continuava detentora da maior parte das terras na Europa. A Igreja condenava o lucro da burguesia e pregava uma vida simples e humilde, mas arrecadava muiiiiiiiito dinheiro ilícito através da venda de relíquias sagradas (objetos sagrados), indulgências (perdão dos pecados) e nessa loucura toda, valia de tudo. Até vender terreno no céu.

Bom, a razão de tudo isso, era a construção da igreja de São Pedro, no Vaticano. para construir tal igreja, o papa havia autorizado a obtenção de recurso por parte dos próprios fieis. Somado a tudo isso, vai ainda uma camada muito grande de clérigos despreparados. Principalmente no alto clero, a compra de cargos eclesiásticos comia solta.

Tudo começa a mudar, quando surge um padre alemão, professor de teologia. A partir dos estudos da Bíblia ele constata que tudo isso era uma grande farsa e as autoridades da Igreja precisavam ser informadas de que as coisas aqui em baixo não andavam nada bem. Ele resolve escrever algumas cartas ao papa, contando a ele sobre as vendas ilícitas de indulgências, cargos sagrados e a extorsão a qual os fiéis simples e pobres estava submetidos.

Sem sucesso, Lutero fixa na porta da igreja de Witemberg as 95 teses.

As 95 teses continham várias críticas a práticas errôneas pregadas pela Igreja, dentre elas, a venda de indulgências, a simonia e o enriquecimento da igreja.

Lutero foi responsável por traduzir a Bíblia para o alemão e escrever diversas obras, que a luz da Bíblia, contestavam as práticas errôneas da Igreja.

Lutero não queria dividir a igreja mas sim, reformá-la. Como consequência, foi excomungado e perseguido. Mas as ideias de Lutero chegaram a diversos lugares da Europa e do mundo. 


A CONTRARREFORMA  

Para barrar o avanço do protestantismo e reaver a grande quantidade de fiéis, a Igreja Católica cria um movimento que vai ser chamado de contrarreforma. Várias táticas foram estabelecidas como forma de reafirmar os dogmas católicos, proibir a venda de indulgências, punir os hereges e preparar os sacerdotes que através da catequese iriam se espalhar pela América recém descoberta para converter os nativos a fé católica.

GALERA, DEPOIS DAS 18 HORAS EU CONCLUO.
BJS,
JACK

7 comentários:

  1. Jack, na prova você vai cobrar sobre João Calvino e Henrique XVI?

    ResponderExcluir
  2. Jack sou eu Pedro porque vc manda tão tarde eu vi as 15 e vc não tinha postado

    ResponderExcluir
  3. Jack onde está o resto da revisão?GALERA, DEPOIS DAS 18 HORAS EU CONCLUO??????

    ResponderExcluir
  4. jack,quando vai postar o resto da revisão??

    ResponderExcluir
  5. Jack quando vai postar o resto da revisão?

    ResponderExcluir

Compartilhe aqui as suas idéias