20 de ago. de 2018

IMPÉRIOS DA AMÉRICA

Ao longo das nossas aulas estudamos vários povos curiosos, importantes e muito inteligentes, que viveram na antiguidade como os:

 EGÍPCIOS,
Os MESOPOTÃMICOS,
E vários outros.

Mas mal sabíamos que aqui em nosso continente, a América, viveram vários povos muito organizados, que eram muito inteligentes e deixaram para nós vários legados. Dentre eles, os povos MAIAS, INCAS e ASTECAS.


OS MAIAS



COMO SE ORGANIZAVAM

Os maias nunca chegaram a formar um império unificado, e isso facilitou a invasão e o domínio de outros povos vizinhos. As cidades-estados formavam o núcleo de decisões e práticas políticas e religiosas da civilização e eram governadas por um estado teocrático.
A zona urbana era habitada apenas pela família real (os nobres), pelos sacerdotes (que eram responsáveis pelos cultos e conhecimentos), chefes militares e administradores do império (cobradores de impostos). Os camponeses, artesãos e trabalhadores urbanos formavam a base da sociedade, eram a classe mais baixa, e tinham que pagar impostos muito altos.

ECONOMIA

Os povos maias possuíam técnicas avançadas de irrigação e isso fez com que a agricultura fosse a base da economia, principalmente o cultivo do milho e do feijão. Eles praticavam o comércio de mercadorias com povos vizinhos e no interior do império. Cultivavam ainda o algodão, o tomate, o cacau, a batata e

CULTURA


Da mesma forma que os egípcios, eles usaram uma escrita baseada em símbolos e desenhos (hieróglifos). Eles registravam acontecimentos, datas, contagem de impostos e colheitas, entre outros dados que achavam importantes.

Criaram dois calendários, um religioso e um para práticas agrícolas. Calendários complexos, mas muito eficientes, que registravam exatamente os 365 dias do ano. Desenvolveram a matemática, tendo destaque na invenção das casas decimais e o valor zero. Na aritmética conseguiram fazer cálculos e conhecer o movimento do sol, da lua, dos planetas, entre outros astros. Há diversos monumentos, templos e outras construções dos maias. Algumas delas estão em ruínas, porém ainda assim atraem a atenção de quem as vê.


OS ASTECAS


Os astecas formaram uma das mais importantes civilizações que habitaram a América pré-colombiana. Começaram a ocupar o planalto mexicano no final do século XII, dominaram as outras tribos que viviam na região e em pouco tempo construíram um grande império teocrático.
A sociedade asteca era rigidamente dividida. Abaixo do imperador, considerado semideus, encontrava-se uma aristocracia composta por militares, sacerdotes e altos funcionários públicos. Na base da sociedade estavam os artesãos, os comerciantes, os camponeses e os escravos.

Os camponeses tinham o direito de ocupar e usar a terra, mas estavam sujeitos ao pagamento de um imposto coletivo e ao trabalho gratuito na construção de obras públicas.
A base da economia era a agricultura, seguida pelo artesanato e pelo comércio, que era intenso. O milho era o alimento básico. Como não existia dinheiro usava-se a semente de cacau como referência de valor, a semente era considerada símbolo de riqueza e poder.


O artesanato a era riquíssimo, destacando-se a confecção de tecidos, objetos de ouro e prata e artigos com pinturas. 
A escrita era representada por desenhos e símbolos. O calendário maia foi utilizado com modificações pelos astecas. Desenvolveram diversos conceitos matemáticos e de astronomia.

Eram politeístas (acreditavam em vários deuses) A religião era politeísta, cultuavam ao deus Sol, Lua, Trovão, Chuva e uma deusa representada por uma Serpente Emplumada.  e acreditavam que se o sangue humano não fosse oferecido ao Sol, a engrenagem do mundo deixaria de funcionar.


 

OS INCAS

sociedade inca desenvolveu-se nas encostas da cordilheira dos Andes.
Hoje, essas terras compreendem o Peru, a Colômbia, o Equador, o oeste da Bolívia, o norte do Chile e o noroeste da Argentina.

O Inca, filho do deus do Sol, misto de deus e imperador, reunia centenas de tribos sob sua autoridade. O imperador era o guardião dos bens do Estado, especialmente da terra e submetia a sociedade ao rigor de suas decisões.
Abaixo do imperador estavam seus parentes, os nobres, e os escolhidos para ocupar os postos de comando, como governadores de províncias, chefes militares, sábios, juízes e sacerdotes.
A camada seguinte era formada de funcionários públicos e trabalhadores especializados, como ourives, marceneiros, pedreiros etc. Na base da hierarquia estavam os agricultores.
A economia inca era baseada no trabalho coletivo e adaptado à idade de cada um. O alicerce da economia era a agricultura, desenvolvida especialmente na zona montanhosa dos Andes.Lavouras se estendiam por encostas íngremes, com o sistema de terraços – espécie de degraus construídos com paredes de pedras. 

As terras estatais eram cultivadas por todos os campos e a produção era armazenada para sustentar a nobreza, os sacerdotes e os militares.
A grandiosidade da arquitetura e da engenharia dos incas se apresentam através de palácios, casas, templos, fortalezas, pontes, túneis, estradas, canais e aquedutos.
Os incas não tinham escrita. Eles transmitiam suas ideias e conhecimentos através da oralidade e dos desenhos.
A religião marcava grande parte da vida e da cultura inca. Adoravam diversos deuses, que em geral eram associados a elementos da natureza, como o sol, a lua, o rio, a chuva etc.
As divindades recebiam oferendas, inclusive sacrifício humano, e esperavam dos deuses um retorno em forma de chuva, proteção, boa colheita, etc. Em homenagem ao deus Sol – Inti – foi construído um grande templo em Cusco.

VÍDEO AULA:




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe aqui as suas idéias