8 de mai. de 2018

Transformações no mundo do trabalho- baixa Idade Média

 Transformações na Europa Feudal

Lembra da composição da sociedade feudal, da alta Idade Média que você aprendeu?
Lembrando: Clero, Nobreza e Servos... Pois bem... a partir do século XI, vão acontecer tantos "babados" na velha Europa feudal que vai tirar muita coisa do seu velho lugar.

Pra você ficar bem "antenado" no que vamos falar, nossas palavras mágicas serão: CRUZADAS, COMÉRCIO, BURGUESIA,CORPORAÇÕES DE OFÍCIO, TRABALHO,  LUCRO, CIDADES, USURA e PESTE NEGRA.

TRANSFORMAÇÕES NO CAMPO


A partir do séc. XI, a Europa viveu grandes mudanças que merecem nossa atenção:
1- Houve a expansão de áreas do cultivo, florestas, pântanos, passaram a ser cultivados,
2- O desenvolvimento de inovações técnicas como a "Charrua", um arado de ferro, a introdução do sistema de pousio (descanso de uma parcela da terra, enquanto as outras eram plantadas fazendo uma espécie de rodízio, para não desgastar tanto o solo,
3- Aprimoramento dos moinhos, movidos pela força da água e dos ventos, dentre outras técnicas
Contribuíram para aumentar a produção agrícola e assim, tendo mais alimentos, a população cresceu muito.


O REVIGORAMENTO DA CIDADE E DO COMÉRCIO


Com o aumento da oferta de alimentos já não havia necessidade de tanta gente para trabalhar na agricultura, contribuindo para muitos camponeses deixarem o campo e ir para as cidades, em busca de melhores oportunidades de vida. (êxodo rural)

As cidades atraiam não somente pessoas, mas novos tipos de ofícios e profissionais. Os moradores do campo passaram a trocar os alimentos que produziam na roça por coisas fabricadas nas cidades (roupas, calçados, móveis), e isso estimulou o comércio e o artesanato.

As cidades eram chamadas de BURGOS, por isso, seus habitantes eram chamados inicialmente de BURGUESES.


AS CORPORAÇÕES DE OFÍCIO


Em muitas cidades medievais, uma pessoa só podia trabalhar em um ofício de pertencesse a uma CORPORAÇÃO DE OFÍCIO ou GUILDA.
Essas corporações eram associações de profissionais que desenvolviam uma mesma atividade. As corporações protegiam seus associados contra a concorrência, ajudava-os a se organizarem, auxiliava-os na velhice e na doença.

As cidades cresciam mas estrutura, sem condições adequadas de higiene (água tratada, esgoto a céu aberto) e isso vai gerar muitos problemas que iremos tratar mais a frente.



As cidades desenvolveram vários novos tipos de 

AS CRUZADAS


Já sabeemos que a sociedade medieval era extremamente religiosa. Desde o século V cristãos europeus faziam peregrinações a algumas cidades consideradas importantes para a sua fé, como Jerusalém. No entanto, no final do século XI, Jerusalém (que estava lá no Oriente), foi conquistada pelos muçulmanos. Como reação, o Papa da época, convocou toda a cristandade a declarar guerra aos "infiéis" muçulmanos, organizando expedições militares, "Cruzando o mar Mediterrâneo" e retomando Jerusalém. Por isso o nome, cruzadas.


Pois bem Alice, Heitor e meu "brodinho" Arthur, as cruzadas que antes tinham um papel apenas religioso, mais tarde passaram a ter um papel muito importante para a economia da Europa. Algumas pessoas infiltradas no meio dos religiosos e dos nobres guerreiros descobriram que poderiam trazer produtos do Oriente para serem comercializados na Europa (especiarias, tapetes, tecidos, seda, porcelanas, metais preciosos, etc.) 
isso crescia cada vez mais, intensificando o comércio entre as duas regiões.

As cruzadas provocaram mudanças importantes:

  • O aumento do comércio entre o Oriente e o Ocidente.
  • A maior participação dos europeus, principalmente dos italianos no comércio de produtos de luxo.
  • A principal rota de comércio entre o Oriente e o Ocidente era o Mar Mediterrâneo.
  • Muitos nobres que iam guerrear nas cruzadas se enfraqueceram e perderam suas terras.
  • O comércio desenvolvidos pelas cruzadas fizeram as cidades prosperam e crescerem e os mercadores (BURGUESIA) se enriquecer.

Os locais onde eram estabelecidos os pontos de comércio eram chamados de feiras.
Muitas cidades cresceram e se desenvolveram ao lado dessas feiras. Elas atraiam pessoas de diversas partes da Europa e do mundo para venderem seus produtos.


INTRODUÇÃO DE UMA ECONOMIA MONETÁRIA


As feiras atraiam muita gente. Os comerciantes iam vender seus produtos e muitas pessoas que iam comprar esses produtos. Os CAMBISTAS eram os que faziam o câmbio (troca das moedas) pois muitos mercadores vinham de outras regiões e as suas moedas tinham um valor diferente do dinheiro daquela localidade.
Já os BANQUEIROS era pessoas que montavam bancas nas feiras para fazer negócios lucrativos como o câmbio de moedas e além disso, emprestavam dinheiro a juros.

A BURGUESIA era o grupo de comerciantes que se enriquecia cada vez mais com os seus negócios. Eles eram considerados pecadores pela igreja pois segundo ela, cobravam juros e se enriqueciam de maneira incorreta. Para a igreja eles cometiam o pecado da USURA, ou seja, avareza. A cobrança de juros era errada, pois a burguesia se enriquecia se apropriando do tempo. 



CRISES,  DOENÇAS E REVOLTAS



Vimos que entre os séculos XI e XIII a Europa prosperou, sua população cresceu, as cidades se desenvolveram e se povoaram. No entanto, nas primeiras décadas do século XIV, a Europa vai ser marcada por uma longa crise econômica marcada pela fome, pelas doenças, guerras e revoltas sociai.

Naquela época a oferta de alimentos se tornou escassa por causa das instabilidades climáticas e catástrofes que arrasaram as plantações. Além de faminta, a população das cidades e dos campos foi acometida por uma epidemia que invadiu várias regiões da Europa e do mundo: a PESTE NEGRA.

A peste era transmitida por pulgas de ratos que picavam os seres humanos. As condições de higiene eram muito ruins. Lixo nas ruas, esgoto a céu aberto, falta de estrutura das cidades e pessoas mal nutridas pela fome e escassez de alimentos. 

A peste teria matado mais de um terço da população europeia.


É isso aí, "meus pimentinhas" do 7º ano! Espero ter contribuído para os seus estudos. Desejo a vocês uma boa prova. Amanhã teremos uma atividade muito legal antes da prova de vocês. Seguirei online por algum tempo para qualquer dúvida.

Bjs pra vocês e até amanhã!

Jack

5 comentários:

  1. Jack as classes sociais da Baixa Idade Média são:
    CLERO
    NOBREZA
    BURGUESES?

    ResponderExcluir
  2. Cade a video aula tia?

    ResponderExcluir
  3. Não estende muito bem sobre a usura

    ResponderExcluir
  4. Entende sim tinha confundido as bolas ksksk 😂

    ResponderExcluir

Compartilhe aqui as suas idéias