Roma Antiga
A Roma de hoje é muito diferente daquela de antigamente.
*A cidade de Roma é a capital da Itália e fica no continente Europeu.
*A CIDADE DE ROMA É CONSIDERADA O MAIOR MUSEU A CÉU ABERTO DO MUNDO.
Roma antiga foi uma das maiores civilizações que existiram na antiguidade. Era um povo guerreiro, que tinha na arte da guerra a sua arma para conquistar territórios, ampliar o seu poder e aumentar as suas riquezas.
Roma deixou vários legados para a nossa civilização como: o LATIM como língua que derivou várias outras línguas existentes, inclusive a nossa língua portuguesa, o código de leis chamado: DIREITO ROMANO, uma das religiões mais influentes do mundo, O CRISTIANISMO e exemplo de lutas sociais que deram ainda mais significado a palavra CIDADANIA.
A FORMAÇÃO DE ROMA
Teria surgido por vota do século X a. C., no centro da Península Itálica, em uma colina chamada Monte Palatino, a partir da construção de fortificações dos latinos, povo que vivia, sobretudo, do pastoreio.
*No século VIII a. C., vendo-se ameaçados pelos sabinos, que também viviam na região, os latinos uniram-se.
*Essa união de aldeias habitadas por pastores latinos está na origem da cidade de Roma.
*No século VIII a. C., a península era ocupada por diversos povos: italiotas, ao centro, dividindo-se em vários grupos ou tribos; gregos, estabelecidos em colônias ao sul, na região conhecida como Magna Grécia; etruscos, localizados ao norte, entre os Rios Tibre e Arno.
ORIGEM LENDÁRIA
Segundo a mitologia romana Rômulo e Remo são dois irmãos gêmeos, um dos quais, Rômulo, foi o fundador da cidade de Roma e seu primeiro rei.
*Conta a lenda, que Rômulo e Remo, eram filhos do deus grego Ares, ou Marte seu nome latino, e da mortal Réia Sílvia, filha de Numitor, rei de Alba Longa.
*Seu tio, Amúlio deu um golpe, tomou o poder e mandou que os gêmeos fossem jogados no rio Tibre.
*Foram salvos por uma loba que os amamentou, mantendo-os vivos.
DIVISÃO POLÍTICA DE ROMA
A princípio formada por aldeias... essas aldeias foram crescendo e se transformaram em cidades.
A primeira forma de governo foi a monarquia. Essa monarquia era representada por reis etruscos.
A monarquia teve início com a fundação de Roma.
*Foram sete reis. *Na época da realeza a base da economia era a agricultura. *O comércio era reduzido.
Os etruscos eram um povo que vivia ao norte de Roma, na região oposta ao rio Tibre.
*Eles se destacavam no comércio e no artesanato e se instalaram na cidade de Roma por meio de casamentos ou prestações de serviços para os romanos.
*Após a chegada dos etruscos, Roma aumentou seu comércio e prosperou bastante.
A Sociedade era formada por diversos grupos sociais como representados acima na pirâmide social.
Em 509 a.C., um choque entre o rei (que era etrusco) e os patrícios provocou o fim da monarquia. *O rei foi deposto pelos patrícios e foi implantado o regime republicano.
A REPÚBLICA
Na República romana, os antigos reis foram substituídos pelo:
*Senado - O principal órgão, formado pelos patrícios mais ilustres, que exerciam cargos vitalícios. *Magistrados - (Poder Executivo). Eleitos pela para um mandato de um ano.
*Assembleias – Eram três: a Assembleia das tribos; a Assembleia Centuriata e a Assembleia da plebe.
Abaixo,os magistrados da República Romana e suas funções:
Apesar da implantação da República e do significado que essa palavra carrega: RES (coisa) PÚBLICA (de todos), a sociedade Romana ainda era marcada pela exclusão social e por uma cidadania restrita apenas a um pequeno grupo de cidadãos, os PATRÍCIOS, que compunham uma pequena e rica elite.
A maioria da população, composta pelos PLEBEUS não possuíam direitos de cidadãos. Eles viviam em péssimas condições de vida, não possuíam terra, pagavam altíssimos e pesados impostos para sustentar o ESTADO ROMANO e ainda tinham que lutar nas guerras para defenderem uma nação a qual não lhes reconhecia nenhum direito.
MULHERES E ESCRAVOS
As mulheres e escravos não faziam parte de nenhuma assembleia, pois não tinham direito de participar das decisões políticas de Roma.
AS LUTAS SOCIAIS EM ROMA
Na época da República, a plebe passou a exigir direitos políticos, o que provocou uma série de conflitos.
*Eles tiveram início quando os plebeus formaram um exército próprio, retirando-se de Roma.
*Os patrícios necessitavam dos plebeus nas atividades econômicas e militares e, por isso, cederam às suas exigências.
CONQUISTAS DA PLEBE
*494 a. C. - Tribunos da plebe. Os plebeus passam a ter representantes no Senado.
*450 a. C. - Lei das Doze Tábuas– As primeiras leis escritas da história de Roma. Com leis escritas, ficava mais difícil para os patrícios interpretá-las conforme seus interesses.
* (445 a. C.) Lei Canuleia– Permitia o casamento entre patrícios e plebeus.
Leis Licínias-Séxtias (367 a. C.) – Os plebeus conquistaram o direito de se candidatar ao cargo de magistrados.
*326 a. C. – Fim da escravidão por dívidas.
*286 a. C. – Os plebiscitos, decisões tomadas pela plebe em suas assembleias, ganharam força de lei para todo o povo.
Estas conquistas, possibilitaram aos plebeus uma ampliação de ampliar a sua participação política, através dos TRIBUNATOS DA PLEBE, que reivindicava seus interesses junto á ASSEMBLEIA do POVO. No entanto, ainda havia a permanência da exclusão social dos plebeus.
AS CONQUISTAS ROMANAS
Os romanos se armaram para se defender de seus vizinhos (guerras defensivas).
*Com o tempo perceberam que a guerra era um meio para conseguir terras e bens.
*As terras conquistadas eram convertidas em ―terra pública
Depois da conquista da Península Itálica, Roma passou a disputar a liderança com outra potência da época: Cartago.
*Início das Guerras Púnicas: guerras entre Roma e a cidade de Cartago.
A República Romana foi marcada por DISPUTAS SOCIAIS entre Patrícios e Plebeus e também por GUERRAS entre Roma e cidades vizinhas para ampliar seu território e conquistar o mar mediterrâneo.
GUERRAS PÚNICAS
*Primeira Guerra Púnica - Os romanos investiram contra Cartago na disputa pelo controle sobre a Sicília.
* Segunda Guerra Púnica - Deu aos romanos o controle sobre o norte da África e o sul da Espanha.
*Entre 150 e 146 a. C., Roma e Cartago enfrentaram-se na Terceira Guerra Púnica, e Cartago sucumbiu diante de Roma.
QUESTÕES COMENTADAS DO PROJETO DEVER DE CASA
QUESTÃO
O1
Sobre a formação de Roma, responda:
a a) Em
que península Roma está localizada? Na península Itálica
b) Indique
as áreas ou mares que limitam essa península. Se limitam ao norte com países países europeus ao norte, como o mar mediterrâneo e com o mar Tirreno.
c
c)Onde
a cidade de Roma está situada? Na Itália.
d) Por
quais povos essa península foi povoada? Essa península foi ocupada pelos etruscos, gregos e italiotas.
QUESTÃO
O2
As
origens de Roma remontam à lendária história de Rômulo e Remo.
Explique que história é essa.
Conta a lenda, que Rômulo e Remo, eram filhos do deus grego Ares, ou Marte seu nome latino, e da mortal Réia Sílvia, filha de Numitor, rei de Alba Longa. Seu tio, Amúlio deu um golpe, tomou o poder e mandou que os gêmeos fossem jogados no rio Tibre. Foram salvos por uma loba que os amamentou, mantendo-os vivos.
QUESTÃO
O3
Qual foi
o 1º regime político de Roma e qual a
classe
dominante?
O primeiro regime político de Roma foi a Monarquia. E ela favorecia aos etruscos, um dos primeiros povos que habitaram a região..
QUESTÃO
O4
Por que a dominação etrusca desagradou tanto os
Patrícios? Porque os patrícios não se sentiam representados. Além do mais queriam uma forma de poder onde mais pessoas pudessem governar e não apenas um rei.
QUESTÃO
O5
Escreva o que você sabe sobre os Patrícios e Plebeus. Os patrícios eram nascidos em Roma, donos das melhores e maiores terras que existiam. Já os plebeus eram um grupo social composto por artesãos, comerciantes e camponeses, que constituíam, assim, a imensa maioria da população romana.
QUESTÃO
O6
"Os
jovens eram educados para serem fortes para a guerra. No Campo de Marte,
perto de Roma, aprendiam a manejar a
espada, a lançar o disco e as lanças, a correr, saltar, nadar e cavalgar.
Aprendiam a obedecer para depois saberem
mandar."
(Bruna R.
Cantele, HISTÓRIA DINÂMICA ANTIGA E MEDIEVAL)
Com base
no texto, responda:
a) Qual
era a função da educação romana? A educação romana visava formar homens forte que pudessem se transformar nos melhores soldados que um exército pudesse ter pois a guerra era algo muito importante para os romanos.
b) Qual
foi a sua importância na expansão do império.
Roma conquistou muitas terras e através dessa expansão fundou centenas de colônias espalhadas por diversas regiões da Europa e da Ásia construindo uma riqueza incalculável.
QUESTÃO
O7
Serem
vendidos com seus filhos e mulheres, já que eram vencidos, é um tratamento que
as leis da guerra infligem até aos que não são culpados de crime nenhum.
(Políbio, Livro II)
Esta
espécie de domínio já é consagrada no direito dos povos, pois podemos observar
que, de um modo geral, em todos os povos, o amo
tem sobre
os escravos poder de vida e morte, e tudo aquilo que se adquire por intermédio
do escravo pertence ao amo.
(Gaio, instituições I)
Explique como uma pessoa se tornava escravo romano. Uma pessoa se tornava escrava por não conseguir pagar suas dívidas ou estrangeiros que perdiam na guerra contra os romanos e eram escravizados.
Durante a
época da República, Roma
assistiu a uma série de conflitos entre patrícios e plebeus.
a) Explique a razão desses
conflitos. A principal causa dos conflitos entre patrícios e plebeus eram as revoltas dos plebeus contra os patrícios, devido a suas péssimas condições de vida, alto pagamento de impostos e ausência de direitos e de cidadania para a plebe.
b)
Cite e
explique pelo menos duas conquistas dessas lutas pelos plebeus.
No início da República, os plebeus se revoltaram, se refugiaram num monte sagrado, ameaçando fundar um país ali. como os plebeus representavam a maior parte da população, além de pagarem impostos para sustentar o estado e formarem a massa de soldados que lutava nas guerras, eles deixavam os patrícios com muito medo.
Excelente material, vai modernizar minhas aulas, obrigado.
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