11 de jul. de 2016

RESPOSTAS DOS EXERCÍCIOS DE REVISÃO
TEMA: CRISE DE 1929
TURMA: 9º ANO

QUESTÃO 01
Explique a expressão: “American Way Of Life” e justifique as razões do uso dessa frase para se referir a sociedade estadunidense da década de 1920.

A expressão "American Way Of Life" refere-se ao estilo de vida da sociedade estadunidense baseado no consumismo. No início do século XX, os Estados Unidos vivia uma grande prosperidade econômica fruto do desenvolvimento industrial e enriquecimento obtido durante a 1ª Guerra Mundial. A população se deslumbrava com as inúmeras novidades tecnológicas e com as possibilidades de consumirem uma infinidade desses produtos. O modelo que era passado era o da sociedade mais feliz do mundo, por causa do seu poder de compra.


QUESTÃO 02
Sobre a sociedade norte-americana do início do século XX, explique quais eram  os contrastes sociais existentes.
Apesar da aparente prosperidade norte-americana, a sociedade vivia uma série de contrastes sociais e econômicos. Os operários das fábricas recebiam salários muito baixos, os camponeses viviam em péssimas condições de vida e a sociedade era marcada por muitos conflitos como o preconceito contra negros, algo extremamente intenso e a discriminação contra os imigrantes. O americano considerado um cidadão de bem tinha que ser branco e protestante. Durante esse período, vários grupos racistas e preconceituosos atuavam, assassinando negros, incendiando suas casas e cometendo uma série de barbaridades contra essa população excluída. Dentre essas organizações, destaca-se a Ku Kux Klan, anos mais tarde, colocada na clandestinidade.

QUESTÃO 03

A década de 1920 ficou conhecida como “anos loucos”. A juventude da década de 1920 era chamada de “geração perdida”. Explique as mudanças sociais existentes nesse contexto, bem como os movimentos de resistência que se proliferavam.

Em 1920, nos Estados Unidos, as mulheres conquistaram o direito de votar. Mas a maior mudança ocorreu na moda e nos costumes sociais. As mulheres da década de 1920 deixaram seus espartilhos e passaram a usar cabelos curtos, pálpebras pintadas de cor escura, lábios vermelhos, vestidos decotados e na altura dos joelhos, meias da cor da pele. As chamadas “melindrosas” (flapper) iam à praia de maiô inteiriço, fumavam em público, dirigiam seu próprio carro e falavam sobre sexo. O charleston, dança vibrante com movimentos rápidos de pernas e braços contagiou as jovens Em festas e reuniões da alta sociedade e do meio intelectual, casais homoafetivos sentiram-se livres para se mostrarem. 

Fonte: http://www.ensinarhistoriajoelza.com.br/decada-de-1920-os-anos-loucos/ - Blog: Ensinar História - Joelza Ester Domingues


Pessoal, é interessante perceber que apesar da prosperidade americana, a sociedade vivia uma série de convulsões sociais. Ao mesmo tempo que a sociedade estadunidense se mostrava discriminatória e intolerante (Questão do negro, do imigrante, da mulher, etc,), movimentos reacionários se organizavam para reivindicar direitos iguais. (Nacionalismo negro).

QUESTÃO 04 (FGV-RJ)


A crise econômico-financeira dos anos 1920 é considerada pelos estudiosos como um divisor de águas entre duas fases distintas do capitalismo. Explique:
    
           a)    a crise estrutural do capitalismo nos anos vinte.


A crise de 1929 foi consequência da desregulamentação econômica praticada especialmente pelos Estados Unidos, que, fundamentando-se nos princípios do liberalismo, não exerciam nenhum controle sobre a economia, que se desenvolveu durante e após a Primeira Guerra. Esse crescimento ocorreu porque as grandes empresas americanas produziam para o mercado interno e para os europeus. A partir de 1925, com a reorganização industrial da Europa, a indústria dos Estados Unidos começou a perder consumidores, sem diminuir o ritmo de produção. Além do problema de superprodução e subconsumo, houve especulação desmedida na Bolsa de Valores. Em 1929, as empresas não estavam bem financeiramente, apesar de suas ações serem vendidas a preços exorbitantes. A partir daí, todos passaram a querer vender suas ações “podres” de uma vez. Foi isso que causou o crash do mercado de ações, arrastando o sistema capitalista do mundo inteiro para a crise.

b) sua superação a partir da década seguinte.


Após essa crise econômica e social, chegou ao poder o presidente Roosevelt, com a missão de reordenar a economia do país. Ele pôs em prática um plano econômico conhecido como New Deal, que previa dinamizar a economia com a intervenção do Estado, gerando empregos e, consequentemente, reaquecendo o consumo. Posteriormente, o Estado passou a controlar os agentes econômicos e financeiros, para evitar a especulação desmedida.

QUESTÃO 05 (UFPB, adaptado)

Os anos 30 e 40 do século passado constituíram uma conjuntura de grandes modificações na política e na economia do mundo. Sobre as transformações desse período, identifique com V a(s) afirmativa(s) verdadeira(s) e com F, a(s) falsa(s):
a) ( v  ) A quebra da Bolsa de Valores de Nova York, em 1929, decretou a falência do postulado liberal. Com isso, surgem as ideias e os defensores da maior participação do Estado na economia.
b) (  v ) A Europa e o mundo, com a crise das democracias liberais, testemunharam o surgimento do nazismo. A concepção política nazista, desenvolvida na Alemanha, era baseada em um Estado interventor, forte e centralizado.
c) ( v  ) O crescimento do nazismo, com seu ideário preconceituoso e bélico, chamou a atenção de todo o mundo. A apreensão do seu significado contribuiu para a formação de um bloco opositor, liderado pelos Estados Unidos, França, Inglaterra e União Soviética.
d) (  f ) Portugal e Espanha, nesse período, experimentavam grande desenvolvimento econômico e social. Por isso, seus governantes não se deixaram influenciar pelo ideário autoritário e lutaram, desde o início dos anos de 1930, contra o nazifascismo.
e) (  f ) A União Soviética, assim como a Alemanha, estava em franca decadência econômica no final da década de 1930. Devido a essa situação, tanto Hitler como Stalin evitaram qualquer conversação, pois esta representaria uma aliança entre fracos.


QUESTÃO 06 (UFV-MG)


O crash da Bolsa de Nova York em 1929 afetou a economia mundial. Os Estados Unidos, sob o comando do Presidente Franklin Delano Roosevelt, adotaram o New Deal como saída para a crise que o país atravessava.
São características do New Deal:
I. a intervenção deliberada do Estado na economia, contrapondo-se à tradição liberal americana.
II. a criação de um amplo plano de obras públicas, como barragens e autoestradas, para gerar novos empregos.
III. o incentivo ao aumento da produção para alimentar a população desempregada.
IV. a criação de um fundo monetário destinado a financiar os países europeus em crise.
V. a adoção de medidas visando ao equilíbrio entre o custo da produção e o valor final das mercadorias.

Das alternativas abaixo, assinale aquela que apresenta apenas as características corretas:
a) I, II e V.
b) I, III e IV.
c) I, IV e V.
d) II, III e IV.
e) II, III e V.
RESPOSTA:  A


QUESTÃO 07 (UFRJ)


Tomei consciência pela primeira vez do problema do desemprego em 1928 (...) Lembro-me do choque, do espanto que senti quando pela primeira vez me misturei com vagabundos e mendigos, ao descobrir que uma boa parte, talvez uma quarta parte dessa gente (...) eram mineiros e colhedores de algodão, jovens e honestos, contemplando seu destino com aquele assombro estúpido de um animal que caiu numa armadilha. Simplesmente não conseguiam entender que acontecia com eles. Tinham sido criados para trabalhar, e − vejam! − era como se nunca mais fossem ter a oportunidade de voltar ao trabalho. Nessas circunstâncias, era inevitável, no início, que fossem perseguidos por um sentimento de degradação pessoal. Tal era a atitude para com o desemprego naquele tempo: era um desastre que acontecia a você como indivíduo e a culpa era sempre sua.
 ORWELL, George. O Caminho para Wigan Píer. Em:História do século XX. São Paulo:Abril Cultural, 1974. v. 6. p. 1.351.

O relato do escritor George Orwell nos dá conta do ambiente de crise em que viveu a sociedade norte-americana no final da década de 20, especialmente a partir de 1929.


a    a)    Comente um problema que a economia norte-americana enfrentou ao longo da década de 1920 e que colaborou para a crise de 1929.


Na agricultura, com o fim da Primeira Guerra Mundial, os preços diminuíram no mercado internacional e a superprodução de grãos não encontrou mercados suficientes para absorvê-la, levando muitos fazendeiros à falência; na indústria, a expansão foi acompanhada da concentração de renda, da estagnação dos salários das classes trabalhadoras e do desemprego, em função do grande desenvolvimento tecnológico, o que, no conjunto, acarretou uma queda na capacidade interna de consumo. Além disso, a recuperação econômica europeia no pós-guerra trouxe como resultado a queda na compra de bens industriais americanos, o que reduziu a capacidade de exportação do país. Em consequência, houve redução nos lucros, que levou os empresários a especularem com as ações de suas empresas, provocando a desconfiança dos investidores.


b      b)  Identifique duas medidas do New Deal, programa adotado pelo governo Roosevelt, que procuravam atenuar os efeitos da crise para os trabalhadores.


    Entre as muitas medidas do New Deal, podemos destacar: incentivo à construção de obras públicas, oferecendo novas oportunidades de emprego; criação do salário-desemprego; redução da jornada de trabalho; controle da produção, visando à manutenção dos preços dos produtos básicos; fixação de um salário mínimo; ampliação do sistema de previdência social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe aqui as suas idéias