Respostas dos Exercícios da Página 53- Livro "Território e Sociedade no Mundo Globalizado"- vol 3
Pessoal, desculpe-me a correria e o pouco prazo para postar as possíveis respostas. Abraços a todos!
Vou postando e salvando ok?!
Questão 04- Os conflitos étnicos na África são resultantes, principalmente da maneira que os países foram formados (Fronteiras Artificiais). Durante a colonização do continente por potências europeias, não foi respeitado as diversidades étnicas. Reuniram em um mesmo território tribos rivais e foram separadas tribos de mesma etnia, contribuindo para incendiar ainda mais os conflitos que já existiam.
Questão 05-a) A diferença é religiosa. Na Índia a maioria da população é hinduísta, enquanto na Caxemira, predomina a religião muçulmana.
b) A região da Caxemira é disputada por três países: Índia, Paquistão e China e o mais preocupante, é que todos esses países possuem armas nucleares. Imagina nesse conflito (que é interminável) se alguma dessas nações resolve usar todo o arsenal bélico? Outro aspecto relevante, é que esses países adquiriram esse armamento devido a incentivos dos EUA (Estados Unidos da América) e URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas), durante a Guerra Fria.
Questão 06- Os dois mapas apresentam áreas isoladas (enclaves) dentro dos territórios.
Questão 07- Mapa A- Israel em 1948, de acordo com a partilha da ONU.
Questão 08- Os Curdos são um povo de povo de 23 milhões de indivíduos, que habitam uma região chamada Curdistão, divididos entre seis países - Iraque, Armênia, Síria, Irã, Arzebaijão e Turquia.
Só essa informação já dá uma ideia da complexidade da questão, pois a formação de um país curdo dependeria de acordos realizados com esses seis países, que deveriam aceitar a perda de parte de seus territórios.
Questão 09- As regiões A e B são respectivamente o Xinjiang e o Tibet. As duas tornaram-se independentes da China no início do século XX, mas foram reincorporadas ao território Chinês após a revolução socialista de 1949. Ambas estão em conflito com o governo de Pequim: o Tibet pela autonomia e Xinjiang pela independência Total.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Compartilhe aqui as suas idéias