O tempo meteorológico é o tempo atual ou tempo a ser previsto pelos meteorologistas, que se estende no máximo a 15 dias.
O clima é o conjunto de estados do tempo meteorológico que caracterizam o meio ambiente atmosférico de uma determinada região ao longo do ano.
FATORES CLIMÁTICOS
Existem vários fatores que influenciam na formação dos climas vamos analisar aqui apenas os mais importantes e que interferem na formação dos climas brasileiros.
- Latitude - distância em graus entre um local até a linha do equador; Lembrando que o equador é a área mais aquecida da Terra, por reeber maior radiação solar.
Quanto mais distante da linha do equador, ou seja, mais próximo dos pólos, menores se tornam as temperaturas.
- Altitude - a distância em metros entre uma cidade localizada em um determinado ponto do relevo até o nível do mar (universalmente considerado como o ponto ou nível médio em comum para medidas de altitudes); - Quanto maior a altitude menores são as temperaturas.
-Maritimidade - corresponde à proximidade de um local com o mar aumentando assim a umidade.
-Continentalidade - corresponde à distância de um local em relação ao mar, permitindo ser mais influenciado pelas condições climáticas provenientes do próprio continente - Isso na maioria dos casos torna o clima mais seco.
-Massas de ar - parte da atmosfera que apresenta as mesmas características físicas (temperatura, pressão, umidade e direção), derivadas do tempo em que ficou sobre uma determinada área da superfície terrestre (líquida ou sólida);
-Relevo - presença e interferências de montanhas e depressões nos movimentos das massas de ar;
-Vegetação - emite determinadas quantias de vapor de água, influenciando o ciclo hidrológico de uma região. Dependendo da vegetação, pode até influenciar a umidade do clima. Ex. a Amazônia.
CARACTERÍSTICAS DOS CLIMAS BRASILEIROS
De acordo com essa classificação, os tipos de clima do Brasil são os seguintes:
Clima Subtropical: presente na região sul dos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Caracteriza-se por verões quentes e úmidos e invernos frios e secos. Chove muito nos meses de novembro à março. O índice pluviométrico anual é de, aproximadamente, 2000 mm. As temperaturas médias ficam em torno de 20º C. Recebe influência, principalmente no inverno, das massas de ar frias vindas da Antártida.
Clima Semi-árido: presente, principalmente, no sertão nordestino, caracteriza-se pela baixa umidade e pouquíssima quantidade de chuvas. As temperaturas são altas durante quase todo o ano.
Clima Equatorial: encontra-se na região da Amazônia. As temperaturas são elevadas durante quase todo o ano. Chuvas em grande quantidade, com índice pluviométrico acima de 2500 mm anuais.
Clima Tropical: temperaturas elevadas (média anual por volta de 20°C), presença de umidade e índice de chuvas de médio a elevado.
Clima Tropical de altitude: ocorre principalmente nas regiões serranas do Espirito Santo, Rio de Janeiro e Serra da Mantiqueira. As temperatura médias variam de 15 a 21º C. As chuvas de verão são intensas e no inverno sofre a influência das massas de ar frias vindas pela Oceano Atlântico. Pode apresentar geadas no inverno.
Clima Tropical Atlântico (tropical úmido) ou Litorâneo: presente, principalmente, nas regiões litorâneas do Sudeste, apresenta grande influência da umidade vinda do Oceano Atlântico. As temperaturas são elevadas no verão (podendo atingir até 40°C) e amenas no inverno (média de 20º C). Em função da umidade trazida pelo oceano, costuma chover muito nestas áreas.
PESSOAL, QUALQUER DÚVIDA EM RELAÇÃO ÁS QUESTÕES DO TRABALHO, É SÓ POSTAR TÁ?! BJS!!!
vc esta de parabens obrigado pela ajuda sua pagina está bem esclarecedora
ResponderExcluir