Independência da Índia
A Índia era um país bastante misturado, havia evidente diferenças sociais, falavam-se mais de 15 línguas, com 845 dialetos e muitas religiões, sendo o Hinduísmo e o Islanismo as religiões que predominavam, e para retardar a libertação, a Inglaterra estimulava a rivalidade que havia entre Hindu e Muçulmanos .
Foi na Índia que o movimento nacionalista pró- independência ganhou força, comandado pelo partido do Congresso Nacional Indiano, que tinha como principais líderes Nehru e Mahatama Gandhi * , esse partido, defendia a autonomia política; uma confederação democrática; modernização do estado; igualdade política para todas as religiões, etnias e classes; reformas sociais ; econômicas e administrativa .
* Mahatama Gandhi- Considerado a maior figura da luta nacional indiana, Gandhi dedicou a vida à luta pela independência de seu país, e quando em 1920 assumiu a liderança do movimento, pregou resistência pacífica, recorreu à jejuns, marchas e desobediência civil .
Ao final do conflito mundial, a Inglaterra, com o seu poder econômico e militar abalado, foi obrigado a conceder a independência da Índia, em 1947 por não poder manter o domínio colonial .
Depois da independência , o país que tinha rivalidades internas não permaneceu unificado, se dividiu em dois estados soberanos :
- República União Indiana, de maioria Hinduísta, governada por Nehru .
- República do Paquistão, ( Dividida em oriental e ocidental ) De maioria Muçulmana, governada por Ali Jinnah que era chefe da liga Muçulmana .
Mais tarde , uma ilha situada ao sul da Índia formou um outro estado de nome República do Sri Lanka.
ótimo post fessora!
ResponderExcluirMateus
IEBG
Falou Mateus!!!!! Espero poder ajudar! Bjs!!!!!
ResponderExcluir