8 de mar. de 2018


A Formação e a Organização das Primeiras Comunidades Humanas

 Comunidade de Caçadores e Coletores


As primeiras comunidades humanas teriam se originado na África e depois, se deslocado pela Europa, Ásia, América, até chegar na Oceania.



Essas comunidades eram formadas por povos nômades, ou seja, que não se fixavam. Eles eram caçadores e coletores e tinham uma relação muito próxima com a natureza, pois dela dependia a sua sobrevivência.






Para aproveitar melhor os recursos da natureza, explorar o ambiente, se defenderem dos animais ferozes e obterem o seu sustento, ao longo do tempo, essa comunidades foram aperfeiçoando instrumentos que eram feitos de pedaços de madeira e pedra.




Com o aprimoramento de suas ferramentas e técnicas, descobriram um grande feito que mudaria a realidade daquelas comunidades, o FOGO.



A descoberta do fogo, possibilitava aos homens cozer seus alimentos, se aquecer do frio e afugentar os animais perigosos.
Com o passar do tempo, eles forma aprimorando suas ferramentas, construindo cabanas para maior conforto.
Esses caçadores e coletores viviam em pequenos bandos, sem chefes ou líderes em uma sociedade que não existia divisão de classes. Toda a produção e todo o trabalho era divido entre eles. A divisão do trabalho era por sexo. Os homens possuíam a função de caçar e pescar e as mulheres de coletar e cuidar dos filhos.

(Imagem)

Comunidades Agrícolas

A agricultura foi desenvolvida a cerca de 10 mil anos atrás. Essa atividade mudaria para sempre os rumos daquelas comunidades primitivas.
Ao descobrirem que poderiam produzir o seu próprio alimento, o homem passaria a ter uma relação agora de domínio sobre a natureza.
Além de produzir o seu próprio alimento, eles passaram a domesticar animais, agora, já não eram mais nômades. Tornaram-se sedentários. Surgiram as primeiras aldeias.
A região onde teria se desenvolvido a agricultura e a domesticação de animais é chamada de Crescente Fértil. Uma região muito importante, por situar entre dois rio: Tigres e Eufrates que possibilitavam a irrigação da produção agrícola e que também fertilizavam o solo, possibilitando o cultivo.




Novas ferramentas se desenvolviam, agora feitas de metais aquecidos no fogo. O que davam aos homens uma maior capacidade de produção.


Como produziam mais, sobrava alimentos, o excedente da produção, que passou a ser guardado. Se tinha mais alimentos, a população também crescia cada vez mais.
A população aumentava, produzia mais alimentos, desenvolvia novas ferramentas e surgiam novas atividades econômicas como o artesanato e o comércio.
A vida nas aldeias era simples. Formadas por espaços coletivos, o trabalho era dividido por sexo, as pessoas cultivavam a terra e domesticavam animais, moravam em casas fixas e se organizavam perto de rios, lagos ou fonte d’água. Quem liderava as aldeias eram os anciões. Eles eram responsáveis também por transmitirem valores morais e religiosos.



As Primeiras Cidades

Essas aldeias foram crescendo, mais organizadas e mais complexas. Sempre localizadas nas proximidades de grandes rios.
Houve a necessidade de possuírem uma liderança política. Por isso, formou-se o Estado. O Estado era constituído por um grupo de pessoas que junto ao rei ou governante maior, exerciam funções de grande importância na administração dessa cidade.
Para sustentar o Estado, era necessário cobrar impostos dos trabalhadores.
A religião agora se tornou uma religião única, praticada por todas ou a maioria das pessoas da cidade. Para isso elas se reunião em templos coletivos. O líder político também exercia o poder religioso.
O trabalho era organizado nas cidades por aptidão ou seja, as pessoas desenvolviam atividades de acordo com seus conhecimentos e vocação para tal.
A sociedade passou a ser divida por classe. Surgindo as desigualdades sociais.





3 comentários:

  1. E só ir nos Tópicos, na parte esquerda da página e clicar em 7° ano IEBG

    ResponderExcluir
  2. prof e a tabela da pagina 31 e 32 cade as respostas

    ResponderExcluir

Compartilhe aqui as suas idéias